conecte-se conosco

Esperançar

A Escola e Espaços Educativos

Publicado

em

A escola desenvolve um papel central na formação das pessoas que por ela passam, mas a educação vai além do espaço delimitado pelos muros escolares e salas de aula, é possível identificar a educação integral como um potente instrumento de transformação da sociedade e entende que a cidade é um espaço repleto de oportunidades educativas capazes de promover, em conjunto a outros espaços formadores, o desenvolvimento integral dos indivíduos.

A todo momento os seres humanos estão em constante aprendizado educativo, a cidade e território em que se vive, abre-se como potencialmente educativo para além das instituições convencionais de educar, estas possuem espaços que contemplam uma série de saberes que não podem ser desconsiderados pelos espaços educativos em nome da tradição do saber escolar-científico, se tornando estas complementares para uma educação de qualidade.

A educação pode ser desenvolvida em vários espaços: dentro de casa, nos parques, praças, locais religiosos, locais de trocas e vivências, entre diversas outras atividades educacionais. É preciso romper a hegemonia da escola como contexto único educativo, sem contato com o entorno, olhando para a escola, para o entorno da criança e para a cidade, com toda a sua complexidade, quando pensamos em territórios educativos.

É preciso incluir a cidade como território educativo e pensar esse movimento como via de mão dupla, onde se rompem os muros e abrem-se as portas. Afinal, as aprendizagens podem ocorrer em qualquer espaço e em qualquer tempo.

Continuar lendo
Publicidade