conecte-se conosco

Educação com Ciência

Meditação

Práticas como a meditação não era (ou para alguns céticos, ainda não é) assunto para ser tratado em campo científico.

Publicado

em

Práticas como a meditação não era (ou para alguns céticos, ainda não é) assunto para ser tratado em campo científico.

A meditação, por muito tempo, foi vista como um conhecimento popular baseado em fenômenos sobrenaturais, de característica mística. No entanto, nas últimas duas décadas o interesse científico pela meditação e seus benefícios cresceram significativamente.   

A “mindfulness”, meditação da atenção plena, vem sendo indicada para a redução do estresse, promoção da saúde e do bem-estar físico e mental e para o desempenho cognitivo, em aspectos como: atenção, concentração, memória e interação.   

A prática da meditação da atenção plena promove um processo de auto-regulação, capacitando o indivíduo a ter maior conhecimento de si e de seus aspectos emocionais.  

Um estudo realizado por Tang, Holzel e Posner (2015) relataram mudanças na estrutura cerebral, associadas a área do córtex cingulado anterior (relacionada à atenção e tomada de decisão), em resposta à meditação. Áreas fronto-límbicas e pré-frontais também foram envolvidas na prática meditativa, indicando melhora na regulação da emoção, redução do estresse e capacidade de autoconsciência e de percepção do momento presente.  

Participantes de um outro estudo, realizado por Travis (2018), tiveram seus índices de ansiedade, raiva, depressão, fadiga e confusão diminuídos após a prática da meditação.

O complexo envolvimento de áreas corticais mediante a prática da meditação suporta os efeitos positivos no desempenho comportamental, cognitivo, afetivo e social. No entanto, são necessárias mais pesquisas a fim de associar a meditação como potencial tratamento de distúrbios clínicos.

Mas, acredite, meditar não é tarefa fácil. A prática meditativa é um treino de resiliência.

Apesar do objetivo do texto não ser de ensinar o leitor a prática de meditação, algumas dicas tornam-se interessantes: busque locais tranquilos, sente-se de forma confortável, concentre-se no agora, na sua respiração e não ache que é sobre não pensar em nada, mas sim, não deixar que os pensamentos te comandem.  

Faça a tentativa! Busque vídeos. Seja persistente e veja os benefícios da meditação na sua vida.   

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress