Connect with us

Educação com Ciência

A sapiência da Neurolinguística

Gritar com uma criança pedindo para que ela não grite, não é a forma mais inteligente de se educar.

Publicado

em

Gritar com uma criança pedindo para que ela não grite, não é a forma mais inteligente de se educar, não é mesmo? Isso pode parecer, para o leitor, algo muito simples e até óbvio. E, na realidade é! No entanto, exemplos menos explícitos irão demonstrar que muitas vezes ensinamos aquilo que não somos, que não fazemos. Por exemplo: pais, professores e sociedade em geral querem crianças e adolescentes com melhor compreensão leitora. Mas quantos de nós, de vocês, trocam os afazeres diários e a tecnologia por uma hora de leitura? Os índices de leitores no Brasil nos mostram que são poucos. Em média, o brasileiro lê 2,4 livros por ano. Isso é no mínimo assustador.

Bom, mas vamos retomar o assunto… nossos comportamentos falam e muito sobre quem somos. Educar pelo exemplo ainda é a ferramenta mais poderosa da educação, seja em casa ou na escola.Os pequenos aprendizes observam e repetem os mínimos gestos dos adultos, assemelhando-se àqueles que estão a sua volta. Uma comunicação não verbal que fala tanto quanto, ou às vezes mais, do que a verbalização.

Dentro da grande área da neurociência, o estudo da Programação Neurolinguística (PNL) dedica-se ao estudo de como a linguagem verbal e não verbal afeta o nosso cérebro. O objetivo da PNL é promover o autoconhecimento do indivíduo para o seu pleno desenvolvimento.

A PNL permite reconhecer na fala e nos gestos padrões repetitivos que podem acarretar crenças limitantes e afetar negativamente as nossas vidas e relações. Você alguma vez já se percebeu falando: “Não consigo fazer isso, nunca consegui” ou “eu sou do signo tal, por isso sou assim”, como se fôssemos imutáveis e predestinados a ser de uma única forma.

Os pesquisadores da PNL afirmam que ser capaz de escolher as palavras antes de dizer e reconhecer os próprios pensamentos é uma habilidade valiosa. Na prática, a Programação Neurolinguística oferece um conjunto de técnicas. A PNL é autodescoberta, é identificar eventos e pessoas que desencadeiam emoções indesejadas e oportunizar a construção de uma nova visão de atuação e sucesso.

Continuar lendo