Educação com Ciência

Matrículas abertas! A escolha da escola certa

Nesta época do ano, já se observam os movimentos de preparação das escolas para o próximo ano letivo.

1nws7wyq 1584427662

Final de ano letivo, término das atividades pedagógicas, festividades de encerramento, somatória das notas bimestrais, conclusão da situação acadêmica. Trocar de escola ou dar continuidade na mesma instituição?

Nesta época do ano, já se observam os movimentos de preparação das escolas para o próximo ano letivo. Anunciam-se novas atividades, constrói-se o novo calendário acadêmico e dá-se início as matrículas. Para as escolas particulares é recorrente a publicidade, anunciando as matrículas abertas, com ênfase nos resultados do ano anterior, como o número de alunos que alcançaram boas notas no ENEM e que passaram nos vestibulares.

Mas, a escolha da escola certa para seu(sua) filho(a) deve acontecer com base em critérios bem mais eletivos. Seja em escolas públicas ou particulares, os pais e responsáveis devem levar em consideração o que é importante para o desenvolvimento da sua criança e do seu adolescente, para assim, poder optar pela escola ideal.  

É interessante reconhecer que as instituições escolares se diferenciam entre si, pela visão de aluno que buscam formar ou pela concepção pedagógica exercida.

A escola ideal é aquela que reforça os ensinamentos aprendidos em meio familiar e que incentiva os atributos individuais do estudante. A escola deve promover o desenvolvimento integral dos alunos, visando seu aprimoramento afetivo, social, físico e cognitivo.

Na escolha, portanto, os pais devem estar atentos a uma multiplicidade de fatores, tais como:

  • Professores bem capacitados. Essa é a base para o bom ensino. Somente com professores graduados na área que atuam podem promover metodologias adequadas para o aprendizado.
  • Infraestrutura. A proximidade da escola à residência do aluno é um fator preponderante, mas neste quesito também devem ser avaliadas as salas de aula, laboratórios, pátios, entre outros espaços. Além da quantidade de alunos nas salas de aula.
  • Proposta Pedagógica. É direito dos pais entender como a escola se posiciona frente aos seus objetivos como instituição. O PPP (Projeto Político Pedagógico) é a identidade da escola e deve constar em suas propostas de ação, a formação de cidadãos conscientes e críticos.
  • Atividades extracurriculares. São de grande importância para o desenvolvimento do aluno, pois despertam a criatividade e o talento dos mesmos. 

Contudo, não se deve esquecer que sentir-se bem no ambiente frequentado é o passo mais importante para que os estudantes desenvolvam sua capacidade plena de aprender.

Você também poderá gostar

Matrículas abertas! A escolha da escola certa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.