Educação com Ciência

Criatividade em ação

Quem me segue nas redes sociais sabe que toda semana faço propaganda da temática do texto que será publicado em minha coluna: Educação com Ciência.

Quem me segue nas redes sociais sabe que toda semana faço propaganda da temática do texto que será publicado em minha coluna: Educação com Ciência. E, o texto abordado na semana passada, sobre criatividade, rendeu muitos comentários. Amigos, professores e pais de crianças pequenas me perguntando sobre como promover a criatividade.  

Mediante as curiosidades suscitadas, decidi que poderíamos trazer novamente a temática. Agora, com elementos práticos de expansão desta habilidade tão essencial nos dias atuais e de grande importância para o futuro das profissões.

Segundo uma pesquisa realizada em 2018, por Robert Root-Bernstein, professor de psicologia da Universidade de Princeton, a criatividade é hoje a 3ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho. Segundo ele, a criatividade está ao lado de competências como: a capacidade de resolver problemas complexos e de pensar criticamente sobre os fatos.

Para alcançar o sucesso em campo profissional é preciso fazer as perguntas certas, estar aberto a novas soluções e o mais importante, sair da zona de conforto, pois aquilo que não te motiva a buscar novas soluções não te faz refletir sobre novas possibilidades.

Os hábitos são essenciais na nossa vida, para economizar energia e facilitar o dia-a-dia. Mas, se estes hábitos não forem conscientes, eles podem condicionar a nossa vida a uma rotina entediante e monótona.

O cérebro é uma “máquina” de criatividade. As possibilidades de criação do ser humano são inimagináveis, contudo, precisamos dar condições para que ele trabalhe.

Godart e demais estudiosos publicaram um estudo muito interessante em 2015. Segundo os autores, viajar desenvolve a flexibilidade cognitiva e aumenta a criatividade. Isso porque, quanto mais nos distanciamos da nossa cultura, mais possibilitamos pensamentos e atos inovadores.

Portanto, viajar além de ser muito prazeroso, uma forma de aprendizagem e de aquisição de novos conhecimentos, é um dos fatores mais determinantes para a criatividade.

O tempo ócio também promove pensamentos criativos. Hoje, com as horas cada vez mais escassas pela correria do cotidiano, trabalho, estudo e afazeres domésticos, o tempo que resta ao final do dia, é usado para o acompanhamento das redes sociais.

De tempo em tempo, devemos promover períodos de repouso, de quietude, de simplesmente não fazer nada. São nesses momentos que permitimos que a criatividade se aflore.

Faça a tentativa! Permita-se. Criative-se.

Você também poderá gostar

Criatividade em ação

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.