conecte-se conosco

Cidadania

Programa “Paraná Afro” é lançado em Paranaguá

Autoridades que atuam na luta contra o racismo estiveram presentes no encontro.

Publicado

em

Na noite de sexta-feira, 14, o auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi palco do lançamento do programa “Paraná Afro”, que estreia na quinta-feira, 20, na TV Educativa. O evento reuniu diversas lideranças locais e estaduais que atuam na causa dos direitos da raça negra. 

O programa foi lançado em clima festivo com a presença do representante do secretário da Casa Civil, Alexandre Cezar Filho; o presidente da Frente Afro do Litoral (FAL), advogado Ivan Camargo; advogado Ricardo Lopes, juiz titular de Matinhos; advogada Vera Lucia, da Comissão de Igualdade Racial (OAB – Curitiba) e demais lideranças locais. O cineasta Tiago Nascimento (TCN Filmes) responsável pela criação do programa abriu a cerimônia destacando a importância da conquista em busca de uma sociedade igualitária.

O cantor Du Rap Santos apresentou seu trabalho musical falando sobre a questão da justiça e igualdade.  “Hoje, mais do que nunca é um momento de reflexão para analisarmos o passado e observarmos o presente, porque a nossa causa é em prol de todos os cidadãos. Quando existem respeito e dignidade todos crescem juntos. O programa tem esse objetivo”, apontou. 
O evento contou ainda com a presença de mulheres representantes do fórum de combate ao racismo da cidade de Araucária, tendo como missão ampliar e fortalecer as ações de combate ao racismo.   

O programa “Paraná Afro” vai ao ar na quinta-feira, às 22h30, e será reprisado às sextas-feiras, às 8h30. O parnanguara e cineasta Tiago Nascimento irá mostrar semanalmente a história de negros que deixaram suas marcas de conquistas em várias áreas no Paraná. 

O primeiro programa foi gravado em Londrina destacando as mulheres negras, contando com vários depoimentos. “Irá mostrar a história, a realidade contemporânea das comunidades afrodescendentes do Paraná. O programa vai mostrar esse legado, da luta contra a discriminação e a riqueza da cultura afro em nosso Estado. Nosso objetivo é retratar personalidades históricas, poucas pessoas sabem da história do Brasil em capítulos ocorridos aqui no Paraná”, contou o cineasta. 
“A data marca uma conquista, pois irá estrear o primeiro programa que vai contar a história do Negro no Estado. Vale enfatizar que é o primeiro programa dirigido por um cineasta negro no Sul do Brasil. Deixo aqui meu agradecimento por sua contribuição no combate ao racismo e convido todos a assistir ao programa”, destacou Ivan Camargo, presidente da FAL.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress