A próxima edição do casamento coletivo promovido pelo Sesc em Paranaguá será realizado no dia 23 de novembro. Para participar, os casais interessados devem levar seus documentos para realizar a inscrição até o dia 19 de outubro. Neste ano, a ação irá celebrar a união civil de até 300 casais, somente aqueles que residem em Paranaguá. O evento é promovido pelo Poder Judiciário em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e apoio das prefeituras.
A técnica do Sesc, Vandréia Braga, explicou que possivelmente o casamento aconteça no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, mas que o local ainda será confirmado. Os casais precisam levar alguns documentos obrigatórios até o Sesc como certidões de nascimento atualizadas, os comprovantes de renda dos dois (a renda somada não pode ultrapassar R$ 1.908) e o comprovante de endereço.
“Quando a pessoa é de outro município e não tem a certidão de nascimento atualizada, a gente orienta para procurar alguém da família que possa ir até ao cartório de origem da certidão e mandar pelos Correios, porque é mais rápido. Mas temos um trabalho aqui no Sesc pelo qual fazemos a solicitação também”, alertou Vandréia, lembrando que é preciso atenção ao prazo final das inscrições.
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo, é coordenadora do Justiça no Bairro (Foto: Secom Paranaguá)
A procura, de acordo com Vandréia, está alta, por isso é interessante que os casais procurem pelo Sesc já com todos os documentos exigidos. Uma reunião será marcada posteriormente para acertar os detalhes da celebração.
O casamento é realizado com a presença da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo, que também é coordenadora do Justiça no Bairro. Desde 2007 a ação acontece em Paranaguá.
Paranaguá recebe a ação desde 2007, possibilitando que casais de baixa renda possam oficializar a união (Foto: TJPR)
O Justiça no Bairro Sesc Cidadão realizará atividades na semana que antecede o casamento coletivo, de 19 a 24 de novembro, no Sesc Paranaguá. De segunda à sexta-feira, haverá atendimentos jurídicos agendados, como audiências, e no dia 24 o público poderá tirar RG.
Mais informações sobre o casamento coletivo podem ser obtidas pelo telefone (41) 3427-5200.
Foto de capa: Ivo Lima.