conecte-se conosco

Carnaval

Estrutura começa a ser montada para o Desfile das Escolas de Samba

Trânsito está bloqueado na Avenida Maximiliano da Fonseca

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá começou a montar, na terça-feira, 18, a estrutura para receber os foliões para o Desfile das Escolas de Samba. Neste ano, as agremiações desfilam no sábado e no domingo, 22 e 23 de fevereiro, na Avenida Maximiliano da Fonseca, em frente à Estação Ferroviária, a partir das 20h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), a montagem segue até a sexta-feira, 21, quando tudo deve estar pronto para os ensaios das escolas de samba.

“Teremos toda a estrutura de arquibancadas, sala de imprensa, portal, sonorização, iluminação e segurança instalados na Avenida Maximiliano da Fonseca, para onde o Carnaval retorna este ano”, explicou a Secultur, em nota.

A secretaria reforça que estará à disposição para este que é um dos maiores eventos realizados pela prefeitura. “O Carnaval contemplará desfiles, baile público, baile infantil, bloco de sujos e desfile das campeãs. Lembrando que durante a semana, até sexta-feira, a praça Fernando Amaro recebe as marchinhas no final das tardes”, informou a Secultur.

Arquibancadas terão capacidade de receber até 1.600 pessoas para assistir ao desfile

As arquibancadas terão capacidade de receber até 1.600 pessoas para assistir ao desfile. “Além disso, haverá espaços destinados a pessoas com deficiência. A Secultur ressalta ainda que a expectativa total de público de circulação por dia nos desfiles seja de 10 mil pessoas”, disse a secretaria.

A Polícia Militar, Guarda Municipal e segurança privada prepararam um esquema com cerca de 80 pessoas, distribuídas entre a avenida e adjacências, bem como orientando o trânsito da região.

“A orientação é para que o motorista opte pelas vias adjacentes, evitando trafegar na região. A via está bloqueada para montagem das estruturas e depois para realização do evento. O tráfego só será liberado assim que conclusos os trabalhos de desmontagem, que iniciam assim que o evento for encerrado”, afirmou a Secultur.

Alteração do local do desfile

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, afirmou que o retorno do desfile para o centro da cidade tem vários aspectos positivos. Nos anos anteriores, o evento foi realizado nas proximidades da Praça Mário Roque.

“É uma reivindicação das escolas de samba pela questão da pavimentação da avenida. Outro ponto importante é a segurança, pois essa localização no centro da cidade faz com que ocorra um monitoramento melhor dos órgãos de segurança, realizando um trabalho mais eficiente nesse local. Além do descolamento da população por causa da proximidade do terminal e também temos como imagem de fundo a Estação Ferroviária, que já está em fase final do processo de restauro e voltará a fazer parte como cenário, aparecendo junto com o desfile que é uma festa cultural”, destacou Camargo.

O Carnaval em Paranaguá foi iniciado no domingo, 16, com o Banho de Mar a Fantasia. O evento teve avaliação positiva pelos organizadores, que afirmam que a cada ano tem atraído mais foliões. “É um evento muito difícil de ser organizado, pela grande concentração de público e pelo espaço que ocupa, entretanto não tivemos grandes intercorrências. Foi um evento saudável e seguro. Tivemos recorde de público e grande índice de turistas e visitantes, que era visível a quem participou do percurso. Mais um ano de sucesso do Banho de Mar a Fantasia”, destacou a Secultur.

Continuar lendo
Publicidade