As feiras de turismo sempre foram grandes impulsionadoras do mercado turístico. São eventos em que os municípios e estados fazem sua divulgação como destino turístico para os emissores de turistas, que os profissionais do setor têm a oportunidade de trocar conhecimento e informação sobre as tendências do mercado, locais onde os agentes de viagens, as empresas turísticas e os fornecedores do trade fecham seus negócios e investimentos são idealizados.
O objetivo de uma feira de turismo é reunir os representantes dos mais diversos segmentos turísticos (hotelaria, operadoras de turismo, locadoras de veículos, companhias aéreas e de cruzeiros, etc) para que os agentes de viagens conheçam e ampliem suas opções na hora de elaborar os pacotes para seus clientes. A presença de autoridades, de formadores de opinião e principalmente da mídia, garantem a visibilidade de uma feira e também dos seus participantes.
Para uma empresa ou destino turístico, expor em uma feira de turismo pode ser uma das estratégias de marketing para a retomada e reestruturação da atividade no cenário pós-pandêmico. O próprio formato das feiras tem sido readaptado para essa nova realidade, com estantes híbridos: físicos e virtuais, ampliando as participações.
No Paraná são promovidas a Expo Turismo Paraná, antigo Salão Paranaense, e o Festival das Cataratas, que promovem excelentes oportunidades de negócios no ramo. Em São Paulo acontece a maior e mais tradicional feira de turismo do Brasil, a ABAV Expo Internacional, que reúne diversos representantes do trade turístico nacional e internacional.
Quanto mais chamativo o estande de uma feira for, mais atrairá a atenção dos visitantes. O litoral do Paraná, com suas infinitas belezas naturais, sua riquíssima história e deliciosa gastronomia, tem muito conteúdo para encantar todos os frequentadores das feiras de turismo e a ansiedade é grande em voltar a divulgar todo esse potencial!