Editorial
Propaganda eleitoral: é hora de analisar as propostas
As propagandas eleitorais são um novo capítulo desse processo para o início de uma decisão consciente
O período de propaganda eleitoral começa no domingo, 27. Os eleitores começarão a conhecer, de fato, quem são os candidatos a prefeito, vice e vereadores e analisar suas propostas. O período é essencial não só para os eleitores identificarem os candidatos, como também para verificar se a mensagem dos preceitos partidários corresponde com aquilo que almejam para a cidade nos próximos anos.
Outro aspecto importante nesse cenário é analisar se serão cumpridas as regras para a realização das campanhas. Sabe-se que as propagandas eleitorais ultrapassaram o muro das emissoras de Rádio e TV e chegaram à Internet, que mudou a forma como os candidatos se posicionam e a forma como os eleitores consomem o conteúdo e as ideias e absorvem os posicionamentos apresentados.
Há regras específicas no meio virtual que merecem destaque, especialmente no que se refere a Fake News, que deve ser alvo de combate nessas eleições pelos cidadãos. As mesmas não podem ser replicadas, pois desta forma estão desfavorecendo o processo democrático e criando dúvidas entre os eleitores.
Se mesmo com as propagandas ainda houver alguma indagação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza na Internet a proposta de governo de cada candidato registrado em todos os municípios do País. Nos documentos, os eleitores podem ler sobre as intenções dos candidatos quanto à saúde, educação, assistência social e outras áreas de seu interesse. As propagandas eleitorais são um novo capítulo desse processo para o início de uma decisão consciente.
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