O engenheiro naval Geert Jan Prange faleceu na madrugada desta quinta-feira, 1.º, em Paranaguá, onde estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há alguns dias. O falecimento foi informado pelo atual presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar Paraná), com sede em Paranaguá, Marcelo Branco Motta.
O velório acontece na capela Nossa Senhora do Carmo, a partir das 13h, e o sepultamento às 17h. Aos 82 anos, ele deixa a esposa, a professora Vera Maria Marques Prange.
Holandês, Prange veio criança ao Brasil em 1948, após sobreviver à II Guerra Mundial. Morava em Paranaguá desde 1967. Em 1965, formou-se Engenheiro Naval na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), cujo curso fora criado e patrocinado pela Marinha do Brasil. Desde meados da década de 1980, mantinha relações profissionais com a Capitania dos Portos do Paraná. Em 2003, foi eleito presidente da Soamar em Paranaguá e deixou a função na entidade neste ano de 2022. Prange também foi o fundador do Rotary Club de Paranaguá Rocio, além de diretor de Patrimônio e da Biblioteca do Club Litterário por muitos anos.
Pela Marinha do Brasil, foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Naval nos graus de “Cavaleiro”, “Oficial” e, desde 2019, quando recebeu a Medalha de Ordem do Mérito, promovido a “Comendador”.
Neste momento, a Folha do Litoral News presta suas sinceras condolências a toda família e amigos por essa tão grande perda.
Portos do Paraná
A Portos do Paraná, em nota, lamentou o falecimento do engenheiro naval Geert Jan Prange, 82 anos, nesta quinta-feira , em Paranaguá. Atuando como perito naval, especialista em dragagem e outras obras de infraestrutura e sinalização marítima, Prange sempre colaborou com o desenvolvimento portuário no Estado. Inclusive, participou ativamente de inúmeras reuniões dos Conselhos de Autoridade Portuária (CAP) de Paranaguá e Antonina.
“A Portos do Paraná se solidariza aos familiares e amigos pela irreparável perda e registra, em nome de todos os seus funcionários, o eterno agradecimento pelo engrandecimento das discussões e contribuições prestadas para com o crescimento dos portos paranaenses”, divulgou a Portos do Paraná.
CMG André Luiz Morais de Vasconcelos envia mensagem de condolências
“Durante toda a sua vida, nosso eterno presidente da SOAMAR e Comendador da Ordem do Mérito Naval envidou esforços que muito contribuíram para enaltecer a Marinha do Brasil no estado do Paraná. Em nome família naval, manifesto meus sentimentos à família, ciente da enorme falta que fará a todos nós!”.
O engenheiro teve vários artigos publicados na Folha do Litoral News que podem ser acessados abaixo:
Água de lastro