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Opinião

NAVIOS FAMOSOS

Na história mundial, existem e existiram centenas de navios que, por alguma razão, se distinguiram entre os outros

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Na história mundial, existem e existiram centenas de navios que, por alguma razão, se distinguiram entre os outros por serem bem diferentes, inovadores, ou por algum fato notável e/ou distinto em sua vida útil. Mesmo nos dias atuais, poucos não terão ouvido falar do “Titanic”, de época mais recente, ou das naus “Santa Maria”, “Pinta” e “Niña” de Cristóvão Colombo, do final do século XV. São navios que marcaram presença na história do mundo e sobre essas embarcações que este autor pretender trazer alguns detalhes mais pitorescos ou históricos. Características marcantes de alguns navios podem ser seu tamanho, velocidade, ou envolvimento em fatos históricos passados. Dentre essas, uma das características mais marcantes é a quantidade produzida de um certo modelo ao longo dos anos. Desses, a História tem muitos exemplos, como as caravelas lusas, os modernos petroleiros de óleo cru, ou mesmo as atuais jangadas nordestinas. Os exemplos são fartos. Mas uma das embarcações mais fabricadas e, certamente, famosas, é o navio cargueiro “LIBERTY”, construído nos Estados Unidos entre 1941 e 1945 durante a II Guerra Mundial, para o transporte de equipamentos, armas e alimentos dos EUA para o Reino Unido. Com um comprimento de 135 metros e deslocando cerca de 14.500 toneladas para uma carga de 10.800 toneladas acomodada em 5 porões. Navegando a 11 nós (milhas marítimas/hora) e com uma tripulação variável entre 40 e 60 homens, conseguiram suprir os Aliados engajados na luta contra o III Reich com todo o material necessário nessa luta sanguinária. Dessa classe inesquecível de navio, foram construídos mais de 2.700 (duas mil e setecentas) unidades em 18 estaleiros navais americanos. Inicialmente fabricados em prazos de alguns meses, foi graças à introdução do sistema de “produção seriada” de Henry J. Kaiser que, em fase final, um navio era construído em inacreditáveis 5 (cinco) dias. Foi nessa época que foi testada e usada em larga escala a construção dos cascos com solda elétrica, ao invés de serem rebitados, o que não só diminuiu o peso (deslocamento leve) do navio, como também o emprego de menos operários.  Foram esses navios que trouxeram à minha terra natal neerlandesa os alimentos que evitaram a morte em massa da população por fome no Inverno Negro de 1944. Restam em existência, como museus flutuantes, cerca de 5 unidades desse instrumento flutuante de salvação do mundo civilizado.

Geert J. Prange – Eng. Naval

 Comendador – Ordem do Mérito Naval

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