Connect with us

Utilidade Pública

RG já pode ser emitido na Delegacia Cidadã em Paranaguá

Serviços do Instituto de Identificação passaram a ser realizados no novo espaço

Publicado

em

O posto do Instituto de Identificação já está em funcionamento na Delegacia Cidadã, inaugurada no dia 24 de janeiro, em Paranaguá. Anteriormente, o serviço era realizado no prédio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Para a emissão de 1.ª e 2.ª via do documento, o cidadão precisa agendar o atendimento.

Quanto aos trabalhos da 1.ª Subdivisão Policial, estes ainda não houve a transferência para a Delegacia Cidadã. Segundo informações da Polícia Civil do Paraná (PCPR), isso ainda não ocorreu devido a um problema na rede de internet.

“Assim que resolvido, todos os serviços que funcionavam na delegacia antiga serão realizados na nova”, frisou A PCPR. Já o Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) não será realocado para a Delegacia Cidadã.

Para emissão do documento, são atendidas, em média, 40 pessoas por dia em Paranaguá. O horário do serviço é das 8h às 17h.

Cidadãos devem agendar o atendimento previamente pela internet (Foto: PCPR)

Agendamento

A PCPR afirmou que o agendamento deve ser feito pelo site http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/, tanto para 1.ª como para 2.ª via, durante todo o dia. “Caso a pessoa não consiga realizar o agendamento no período da manhã, por exemplo, é possível que consiga à tarde ou à noite, no mesmo dia. Isso ocorre pois a liberação da agenda é otimizada de acordo com a disponibilidade de vagas e a demanda da população”, informou a PCPR.

O agendamento é dispensado para cidadãos que necessitem de atendimento prioritário.

“Há possibilidade de atendimento sem agendamento nos casos de atendimento prioritário (idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e portadores de necessidades especiais, de acordo com os termos da Lei Federal 10.048/2000) e em casos de urgência, mediante comprovação”, ressaltou a PCPR.

2.ª via rápida

O Instituto de Identificação do Paraná oferece o serviço de 2ª via rápida, o qual pode ser solicitado pela internet. Neste caso, o cidadão não precisa se deslocar até um posto de atendimento. O sistema da 2ª via rápida pode ser utilizado por quem já teve seus dados digitalizados no Instituto de Identificação da PCPR ou no Detran/PR.

O documento é emitido com base nas informações já registradas no banco de dados do Estado – foto, assinatura e impressão digital. Para saber se pode requerer o RG pelo sistema de 2.ª via rápida é necessário entrar no site da PCPR (http://www.policiacivil.pr.gov.br/) e clicar em ‘Serviços’, ‘Carteira de Identidade’ e escolher o serviço desejado (1ª ou 2ª via).

A Delegacia Cidadã de Paranaguá está localizada na Rua Domingos Peneda, 2.850, Vila São Vicente.

Continuar lendo