Logotipo

Pensar Verde

Biólogo - CRBio 66032/07, especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, professor universitário

Gestão Ambiental Municipal na prática

09 de abril de 2019

A oportunidade de trabalhar em uma cidade da importância histórica, social e ambiental como Paranaguá contribuiu muito para o meu crescimento profissional e me deu a chance de colocar em prática muito do que eu havia aprendido em sala de aula. A relação da cidade com o maior porto nacional do agronegócio, as discussões de conservação e preservação da natureza, a estrutura da gestão ambiental pública, as interações entre meio ambiente e as questões de saúde, cultura e educação, enfim, uma infinidade de desafios.

Em dois anos escrevemos um Termo de Referência para a licitação da limpeza pública inédito no município, reorganizamos o contrato atual da limpeza urbana contribuindo sobremaneira para que a dengue não atingisse o município, criamos o Conselho Municipal de Saneamento Básico, otimizamos os procedimentos burocráticos para as Anuências Ambientais, melhoramos a fiscalização ambiental com drones, câmera fotográfica, GPS e decibelímetros, criamos as Praças de Bolso, desenvolvemos um programa de Educação Ambiental com as escolas (Semma vai à Escola e Escola vai à Semma), implantamos Eco-Pontos de resíduos tóxicos, acordamos com a Associação Reciclanip o recolhimento dos pneus da cidade seguindo a Logística Reversa, tornamos o Conselho Municipal de Meio Ambiente paritário e transparente, entregamos um novo Horto Municipal e viabilizamos um Centro de Atendimento Veterinário que em breve será entregue para a população, iniciamos o atendimento veterinário nos bairros, revitalizamos a Praça do Japão, a Praça Fernando Amaro, a Fontinha e outras praças importantes da cidade, reformamos capelas mortuárias e realizamos a manutenção de cemitérios, encaminhamos a revisão do Plano de Controle Ambiental Uso e Ocupação do Solo da Ilha do Mel, plantamos mais de mil árvores em dois anos e encaminhamos outras demandas importantes para a gestão ambiental da “Cidade Mãe” como o Plano de Recuperação de Área Degradada do antigo lixão, o Plano Municipal de Arborização Urbana, estudos para a criação de 6 parques municipais e o Credenciamento das Cooperativas de Catadores.

Todos os verbos acima foram escritos no plural porque tínhamos e temos uma equipe sensacional na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Trabalhamos unidos!

Gestão faz-se com equipe comprometida e leal. Gestão faz-se com o plural trabalhando a frustração de que não iremos resolver todos os problemas que existem, mas que temos a obrigação de fazer o melhor possível. Obrigado, Paranaguá! #gratidão #gestãoambiental #equipesemma.

Por Raphael Rolim

Compartilhe