Connect with us

Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná promove a Corrida da Paz

Em Paranaguá, participaram da Corrida da Paz militares da CPPR, do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, integrantes da Guarda Civil de Paranaguá e da Guarda.

Publicado

em

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) promoveu no último dia 11 de março a Corrida da Paz, evento com caráter não competitivo do Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM), que visa divulgar a cultura de paz e integrar forças de segurança. Cerca de 60 pessoas participaram da corrida em um trajeto de três quilômetros na Avenida José Lobo, em Paranaguá-PR, e que contou com a participação de militares do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, integrantes da Guarda Civil de Paranaguá e da Guarda Portuária dos Portos do Paraná.

Cerca de 60 pessoas participaram da Corrida da Paz em Paranaguá em um trajeto de três quilômetros na Avenida José Lobo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não violenta de conflitos” e valoriza a tolerância, a solidariedade, o respeito à vida, e os direitos individuais e o pluralismo.

O evento busca ainda divulgar o Dia Internacional do Esporte Militar, celebrado no aniversário de criação do Conselho Internacional de Esportes Militar (CISM) em 18 de fevereiro.

Em 2006, o CISM criou o “CISM Day Run”, evento que consiste na organização de uma jornada esportiva, sem fins competitivos (corrida, caminhada ou prática desportiva), para promover a prática esportiva e contribuir com a paz mundial. No Brasil, onde as Forças Armadas participam desde 2010, o evento foi denominado “Corrida da Paz”. Anualmente, a Corrida da Paz é organizada por uma das três Forças Armadas do Brasil. Em 2020, a organização e realização é responsabilidade da Marinha do Brasil.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, agradeceu a participação das forças de segurança participantes e disse que a CPPR fica honrada em realizar um evento esportivo voltado para o estímulo da integração e o entendimento. “A Capitania fica feliz em participar de ações para dar visibilidade às atividades esportivas, promover a integração de forças de segurança e, com isto, fortalecer os valores, os deveres e a ética militar”, comentou.

 

Comunicação Social e Relações Públicas da Capitania dos Portos do Paraná

Fotos: Capitania dos Portos do Paraná.

 

Continuar lendo