conecte-se conosco

Maçonaria

PORQUE OS MAÇONS PERDEM A MOTIVAÇÃO

Alguns Maçons após iniciarem na Maçonaria perdem o entusiasmo, perdem a vontade de participar das reuniões…

Publicado

em

 

 

Alguns Maçons após iniciarem na Maçonaria perdem o entusiasmo, perdem a vontade de participar das reuniões, talvez porque acham que na Loja Maçônica e na Maçonaria fazemos coisas que não condizem com o pensamento destes irmãos. A Loja Maçônica não é um lugar onde vendem ou compram coisas ou até onde fazem negociatas e distribuem medalhas ou honrarias, a Loja é onde os iniciados e filiados que estão ligados  criam uma comunidade com encontros regulares, criam  projetos filantrópicos.  A Loja independe do Templo, mas é no espaço físico do Templo que a Loja pratica as ritualísticas que compõem o método maçônico para estudar e praticar a filosofia e o simbolismo. Mas ainda há divergências conceituais entre os teóricos maçônicos.

Por alguns que entram na Ordem pensarem diferentemente disso, se iludem e desanimam, pois não era aquilo que esperavam, se decepcionam.

Em outras oportunidades já explicamos aqui o que é uma Loja Maçônica, porém, essa oportunidade de explicar esse assunto referimos à Loja como seria o termo mais próximo, no português, seria alojamento. Este distanciamento no termo também se dá na própria palavra "maçom" que significa pedreiro. Ou seja, o encontro dos maçons é simbolizado como loja maçônica, e lá fazemos nossos projetos filantrópicos e tentamos fazer com isso deliberar melhores condições de vida para os desfavorecidos.

Esse trabalho não condiz com o que certos Maçons esperavam, talvez seja esse o motivo do desanimo e consequentemente a falta de presença nas reuniões, ou talvez, como frisamos acima, eles esperavam outra coisa que não confere com esses princípios.

A Maçonaria pode não ter mais a influência de quando liderava revoluções e fundava países, mas continua atiçando a imaginação. Sabe-se que para entrar na Maçonaria é preciso ser homem de caráter reto e sem antecedentes criminais, esses são os fatores mais importantes, porem, alguns ainda acham que enriquecerão ou encontrarão algo deslumbrante que possam se favorecer, cremos que esses são os motivos que desanimam um Maçom após entrar na Ordem e descobre que não era aquilo que esperavam, e mesmo fazendo diversos juramentos, cometem o perjuro em faltar as sessões, porque declaram no primeiro momento que podem frequentar e não o fazem, com isso perdem a oportunidade de fazer o bem sem ver a quem.

 

Yassin Taha

Deputado Federal


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Continuar lendo
Publicidade