Conhecida pela sua edificação eclética com características neoclássicas, a Estação Ferroviária é um dos principais pontos turísticos de Paranaguá. A história que carrega em suas paredes, seus objetos e detalhes únicos tem ganhado um novo significado ao longo dos últimos anos. Do dia 7 de maio de 1922 até os dias atuais, muita coisa já aconteceu no edifício que completou 100 anos de construção, e uma nova história tem sido escrita após a sua restauração.
![Estação Ferroviária completa 100 anos com uma nova história escrita em Paranaguá 2 qwm1rapn](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/07/qwm1rapn.jpg)
Em 1990, toda essa riqueza e importância histórica e cultural foi reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), tornando a Estação um patrimônio histórico estadual. “Paranaguá é a senhora do mar e do terminal de transporte terrestre/marítimo. Somente por ser um marco histórico da organização política e econômica do leste paranaense já se justifica o tombamento da estação”, publicou a Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC).
Segundo o diretor do Museu da Imagem e do Som do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá), Almir Silvério da Silva, os registros mostram que há 100 anos não houve um evento oficial de inauguração da Estação Ferroviária.
![Estação Ferroviária completa 100 anos com uma nova história escrita em Paranaguá 3 ooef8o5w](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/07/ooef8o5w.jpg)
“Os registros históricos de sua inauguração em 1922, dão conta que não houve nenhum evento comemorativo naquela data a não ser a entrega formal do empreendimento e a missão passada ao Agente da Estação, o Sr. Pedro Machado de Souza, em transferir para ela, os móveis da estação antiga que ficava ao lado, necessários ao pronto funcionamento da nova instalação, e assim foi”, contou Almir.
Hoje, com a Estação Ferroviária restaurada, Paranaguá resgata um ponto importante de sua história e arquitetura. “E adquire um potencial turístico enorme, desde que bem explorado, com atividades artísticas e culturais, que certamente atrairão moradores e visitantes ao local e, com certeza, será ponto de referência a ser visitado por todos na cidade”, destacou Almir.
Patrimônio Histórico
A Estação Ferroviária de Paranaguá figura entre os principais pontos turísticos de Paranaguá, seu tombamento pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi realizado em 14 de dezembro de 1990.
![Estação Ferroviária completa 100 anos com uma nova história escrita em Paranaguá 4 s6il407u](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/07/s6il407u.jpg)
“Historicamente construída em substituição à primeira estação no centro da cidade, que já não atendia mais à demanda de passageiros e à pequenas cargas e encomendas, teve um papel importante como ponto de ligação entre o litoral e a capital paranaense por quase 90 anos, atendendo a moradores e turistas que desciam e subiam a serra”, contou Almir.
Paranaguá parou de receber trens de passageiros no ano de 2011, ficando assim, a Estação, sem uso e abandonada. Até que em 2020, com a execução do projeto para revitalização aprovado pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural, respeitou-se os traços do projeto arquitetônico original.
“A Estação Ferroviária recebeu também adaptações aprovadas em projeto, visando dotar o local de condições de acessibilidade a todas as pessoas e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto aos seus futuros visitantes”, disse Almir.
Reinaugurada em junho de 2020, a Estação Ferroviária de Paranaguá não pôde retomar sua visitação pública, em virtude da pandemia da Covid-19 no município, o que só ocorreu em 6 de novembro de 2020.
Além da edificação histórica, os visitantes puderam conhecer um pouco da história ferroviária do Paraná e do Brasil. A Estação abrigou uma exposição do acervo que pertencia à RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A), com peças originais que remontam a época em que a estação foi construída, com bancos, bilheteria, telégrafo, chapeleira, quadros, placas, e equipamentos, entre outros.
“Estação da Fé”
Além de toda a sua simbologia histórica e cultural, a Estação ficará marcada pelo seu uso durante a pandemia de Covid-19. O local ganhou uma finalidade social importante e passou a ser conhecido como “Estação da Fé”, por ter sido este o espaço escolhido pela Prefeitura de Paranaguá para iniciar a vacinação contra a doença.
![Estação Ferroviária completa 100 anos com uma nova história escrita em Paranaguá 5 d9scjj9e](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/07/d9scjj9e.jpg)
Em 4 de abril de 2022, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou o encerramento das atividades da Estação Ferroviária como centro de referência para vacinação contra a Covid-19 no município. O encerramento ocorreu após o local ter funcionado por cerca de um ano e dois meses como símbolo da imunização e controle da pandemia.
Desde então, o espaço tem sido utilizado para atrações culturais, mutirões de saúde, entre outros eventos voltados para a população.
![Estação Ferroviária completa 100 anos com uma nova história escrita em Paranaguá 6 zryy19hj](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2022/07/zryy19hj.jpg)