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Paranaguá 374 anos

Locomotiva doada pelo porto será restaurada em Paranaguá

Equipamento ficará em exposição na Estação Ferroviária

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Após a revitalização da Estação Ferroviária em Paranaguá, entregue em junho de 2020, e depois de ser amplamente utilizada para a vacinação contra a Covid-19, em 2021, o espaço ganhou agora um equipamento importante para enaltecer a sua cultura e história.

A empresa pública Portos do Paraná fez a doação de três locomotivas históricas, que já prestaram grandes serviços nos portos paranaenses. Uma delas se transformará em atração turística na Estação Ferroviária de Paranaguá, enquanto as outras duas poderão acumular mais alguns anos de atividade, dessa vez em passeios turísticos.

De acordo com informações da empresa, a destinação só foi possível mediante a autorização das entidades reguladoras, que entenderam que o aproveitamento cultural ou comercial dos equipamentos será mais interessante do que a simples alienação dos bens como sucata.

“Esse projeto foi construído entre o porto, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e a Prefeitura de Paranaguá. O objetivo é preservar esse patrimônio de forma adequada. As locomotivas serão reformadas e muito bem cuidadas, afinal são parte da nossa história e cultura”, disse Vinícius Mello, gerente de Administração na autoridade portuária.

Restauro

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, afirmou que o restauro acontecerá nas dependências da estação, através da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), de acordo com o plano de trabalho da doação do equipamento.

“A locomotiva foi adquirida pelo porto em 1973 e desativada no final da década de 1990, quando o porto parou de fazer essas operações. Ela veio como um termo de doação para a prefeitura, com um plano de trabalho e, assim, depois de restaurada será aberta para visitação pública na Estação Ferroviária”, disse Maria.

A previsão é de que o processo de restauro já tenha início no próximo mês. “A presença da locomotiva é um resgate da força de trabalho e história de Paranaguá, com seu porto tão relevante para o mundo e os processos que o fizeram ser o que são”, ressaltou Maria.

Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

A locomotiva foi fabricada pela Toshiba, no Japão, no início dos anos 1970, e adquirida pelo Departamento de Portos e Vias Navegáveis. O equipamento realizava manobras em pátios ferroviários com pequenos aclives.

Segundo Eduardo Scuissiato, diretor financeiro da ABPF, Regional Paraná, caso a restauração consiga instalar o freio automático, as duas outras locomotivas que seguiram para Curitiba poderão retornar para o litoral para servir ao turismo. “Como contrapartida, a associação deve oferecer passeios educativos para alunos das escolas públicas do litoral”, declarou Eduardo.

Força-tarefa para remoção

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A remoção das locomotivas exigiu uma força tarefa das equipes, que tiveram que derrubar um muro e instalar um guindaste com contrapesos para erguer as locomotivas, que pesam cerca de 58 toneladas cada. A operação durou o dia todo e envolveu diretamente 15 profissionais, da empresa pública e da prefeitura. O transporte foi feito em duas carretas de dez eixos.

Com informações da Portos do Paraná

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