conecte-se conosco

Paranaguá 374 anos

Iara Peres: a personalidade parnanguara que esbanja alegria por onde passa

Servidora pública municipal enalteceu sua paixão pela cidade, pelo trabalho e pela vida

Publicado

em

Ela ama Paranaguá e deixa isso claro por onde passa. Com um sorriso largo no rosto e simpatia contagiante, Iara Maria Peres não esconde sua paixão pela cidade. No aniversário de 374 anos do município, a servidora pública, que é considerada uma personalidade parnanguara, contou sobre sua trajetória de vida e os motivos de amar tanto essa cidade que faz questão de enaltecer todos os dias.

Logo no início da entrevista, ela contou que já trabalhou vendendo jornal, falou da sua roupa nova e se mostrou feliz em contar um pouco da sua história ao lado de alguns amigos do trabalho. A Iara dos Valadares, como também é conhecida, nasceu em São Francisco do Sul no dia 26 de fevereiro de 1952, está viúva há quatro anos e mora na Ilha dos Valadares com o filho mais velho.

“O médico falou para a minha mãe que eu tinha doença de magreza e que tinha que ir para Curitiba para tratar. Meus pais venderam tudo que eles tinham em São Francisco e fomos para o Pinheirinho, em Curitiba. Me criei lá, fiquei boa e quando fui trabalhar com meu pai em Palmeiras encontrei meu esposo na rodoviária. Com 29 anos vim para Paranaguá porque meu esposo era daqui e cheguei no Valadares”, relatou Iara.

Na Ilha dos Valadares, Iara teve três filhos, Adriano, André e Leandro, dez netos e será bisavó. “Para mim é um orgulho falar da minha vida, meu sonho é ir no programa da Eliana, o Silvio Santos eu já conheci”, disse.

Há 21 anos, ela trabalha como auxiliar de serviços gerais na Prefeitura de Paranaguá. “Eu amo trabalhar aqui. Paranaguá foi minha madrasta, me acolheu com muito carinho, eu gosto de tudo, aqui tudo acontece. Conheci o pai do prefeito e para mim o Marcelo Roque é o melhor prefeito que a cidade já teve. Quem é que faz o pagamento dia 22 e o décimo dia 28? São muitos benefícios que ele dá para nós”, brincou Iara.

Alegria de viver

Com 70 anos, se aposentar não faz parte dos seus planos. Nos corredores da prefeitura, ela não passa despercebida, esbanja alegria, encontra os amigos, conversa e, segundo ela, trata todos de forma igual porque ninguém é diferente de ninguém.

“Não tem diferença entre o rico e o pobre, para mim são todos iguais porque o coração que bate em você bate em mim. Como vou desprezar as pessoas? Eu chego de manhã aqui só no ‘flash’, temos que ser alegres no serviço, porque senão como fica o ambiente? Quando tenho um problema eu deixo ele em casa. Meu trabalho é maravilhoso, eu brinco com todo mundo, canto, não tenho inimigo, se eu tiver um é porque tem inveja de mim”, contou Iara.

Toda essa motivação durante o dia começa cedo, logo que acorda. “Eu acordo e já abro a janela e falo com Deus, porque ele quem nos dá a vida. Depois coloco água no fogo e faço meu chá, porque chá faz bem para o coração”, disse Iara.

Iara ao lado de alguns amigos do trabalho

O que deseja a Paranaguá?

Como fã número 1 da cidade e da gestão municipal, Iara acredita que a Paranaguá já melhorou muito. “O prefeito já fez tudo pela cidade, mas eu quero que ele arrume mais um pouco a saúde. As pessoas precisam, ele já está fazendo muito, mas todo lugar precisa de mais saúde. Eu amo muito o prefeito, porque ele me dá o respeito e eu dou o respeito a ele. Paranaguá é minha segunda mãe. Desejo muito amor, muita alegria, para nós vivermos em união. Desejo a Paranaguá muitos anos de vida, que nós possamos viver bastante tempo aqui, pois aqui eu sou feliz”.  E alguém duvida?

Em alta

plugins premium WordPress