conecte-se conosco

Educação

Colégio Helena Sundin está com matrículas abertas para o Fundamental e Médio

Estabelecimento está funcionando apenas no período da manhã

Publicado

em

O Colégio Estadual Helena Viana Sundin possui vagas para o Ensino Fundamental do 7.º ao 9.º ano e o Ensino Médio, ambos no período da manhã. As matrículas podem ser realizadas no próprio estabelecimento, localizado na Avenida José Lobo, 466, Costeira.

O colégio conta atualmente com 240 estudantes e está funcionando somente no período da manhã. De acordo com a diretora Halime Hammoud Mourad, o número poderia ser maior, porém o colégio não foi autorizado a abrir turmas no período da tarde devido à baixa demanda.  “Ano passado, tínhamos 340 alunos nos períodos da manhã e tarde. Este ano reduziu em função da baixa demanda que ocorreu em 2019, mas poderíamos ao menos ter tentado expandir para 2020, mas por causa dessa determinação ficamos restritos apenas ao período da manhã”, explica. O colégio tem vagas para todas as séries a partir do 7.º ano.

Um dos motivos da redução de alunos está no próprio bairro. Diversas famílias que residiam no local foram realocadas para o bairro Porto Seguro por causa da expansão industrial.

Ao mesmo tempo, diversos estudantes que residem perto do colégio tiveram que se deslocar para outros estabelecimentos por causa do fechamento de turmas do 6.º ano que seria no período da tarde. “A determinação acabou dificultando a vida da comunidade próxima ao estabelecimento”, aponta.

 Diretora Halime Mourad reforça que as matrculas podem ser efetuadas ao longo do ano letivo

Estrutura

O Colégio Helena Viana Sundin possui laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, sala de vídeo e quadra coberta. Conta atualmente com 17 professores. O estabelecimento sempre foi destaque na educação pública, recebendo vários prêmios, um deles é de ‘Valorização Patrimônio Escolar’ e ‘Prêmio Nacional de referência em Gestão Escolar’ em 1988.

 Colégio esta em atividade há 67 anos

História

O colégio foi inaugurado em 23 de maio de 1953 como casa escolar. Em 24 de abril de 1964, passou a funcionar como Grupo Escolar da Costeira. Em 5 de maio de 1965 foi acrescentado o período noturno com a denominação de Grupo Escolar Noturno da Costeira. Em 28 de novembro de 1966, passou a se chamar Grupo Escolar Helena Viana Sundin a pedido da Câmara Municipal de Paranaguá, em homenagem à grande Mestre parnanguara falecida em 1966.

Historia do estabelecimento pode ser mostrada em diversos trofeus

 Vagas são ofertadas a partir do 7º ano até o ensino médio

Continuar lendo
Publicidade