conecte-se conosco

Turismo

Turistas lotam o centro de Paranaguá e movimentam o comércio

Passageiros do navio MSC Lirica desceram para conhecer a região

Publicado

em

Temporada do navio MSC Lirica segue até março com embarques e desembarques em Paranaguá todas as sextas-feiras

Pesquisas são realizadas para avaliar o índice de satisfação dos turistas que passam pela cidade

A cidade de Paranaguá estava cheia de turistas na sexta-feira, 29. Muitas pessoas se preparavam para embarcar para a Ilha do Mel, mas muitas outras estavam de passagem pelo município devido a parada do navio de cruzeiro MSC Lirica. No receptivo montado na Praça de Eventos Mário Roque, os visitantes chegam e escolhem seu destino para passar o dia com os operadores de turismo que estão no local vendendo os pacotes para oferecer os atrativos da região.

Segundo informações da assessoria de imprensa da MSC Cruzeiros, o navio atracou por volta das 8h, com mais de 2.300 hóspedes a bordo. Outros cerca de 300 hóspedes iniciaram sua viagem em Paranaguá na última sexta, 29.

“Durante a temporada, o navio está oferecendo roteiros de 7 noites, com visitas a Punta Del Leste, no Uruguai, Buenos Aires, na Argentina, e Itajaí, em Santa Catarina”, afirmou a MSC.

Os hóspedes podem adquirir excursões em terra com a MSC Cruzeiros antecipadamente ou a bordo. Entre as opções em Paranaguá, estão os passeios para a Ilha do Mel, Baía de Paranaguá, Tour pela cidade de Paranaguá e Trem Maria Fumaça entre os municípios de Antonina e Morretes.

Receptivo

Esse tem sido o cenário de toda sexta-feira em Paranaguá desde o dia 1.º de dezembro, quando a MSC iniciou a temporada. O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, estava no receptivo na Praça Mário Roque na última sexta acompanhando as ações e fez uma avaliação da novidade que tem movimentado Paranaguá.

“É espetacular, está acima do esperado, é um destino novo, poucas pessoas conhecem Paranaguá como destino turístico, a partir deste momento temos uma virada de chave e eu tenho certeza absoluta que Paranaguá começa a pensar mais em turismo. É uma cidade portuária, com um dos maiores portos do mundo, e o Governo do Estado colocou na prateleira de cima e sabe que este é um grande gerador de empregos”, disse Nunes.

O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, visitou o receptivo de passageiros, em Paranaguá

Ele lembra que um dos acertos foi instalar o receptivo na Praça, local onde os turistas têm acesso facilitado ao centro e ao comércio.

“A partir do ano que vem teremos mais melhorias, a gente vê os passeios acontecendo, as pessoas aproveitando e deixando o dinheiro na cidade. A gente quer que o dinheiro permaneça aqui em Paranaguá e que possa girar no comércio, movimentando a economia e sendo mais uma propulsor”, enfatizou Nunes.

Segundo ele, é realizado um trabalho científico com pesquisas para avaliar o índice de satisfação do turista, que pode indicar o que está dando certo e o que ainda precisa melhorar.

A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, lembrou que este é o sétimo embarque no MSC Lirica em Paranaguá e ainda há mais nove até o fim da temporada que encerra em março.

“Devemos ter outros ainda no decorrer do período. Já é bastante satisfatório os resultados que temos visto, dezembro já é um período movimentado, mas empiricamente conseguimos verificar os impactos da presença desses turistas. Na quinta-feira a noite já conseguimos perceber a movimentação”,

O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, visitou o receptivo de passageiros, em Paranaguá

De acordo com ela, todos os segmentos do comércio têm se beneficiado com a temporada do navio na cidade, farmácias, bares, hotéis, supermercados, lojas e o Mercado de Artesanato, que está bem ao lado do receptivo.

O diretor executivo da ADETUR Litoral, José Reis de Freitas Neto, o Juca, contou que o objetivo é ter mais navios atracando em Paranaguá.

“Sabemos que tem descido, em média, mil passageiros. Em dois dias tivemos 3 mil passageiros na semana passada. É claro que para uma cidade de 150 mil habitantes não vai impactar todo mundo, mas impacta o comércio local. Queremos mostrar aos empresários que é algo rentável e a intenção é ter cinco navios por semana. Hoje temos pela primeira vez um receptivo com operadores vendendo pacotes. Para a próxima temporada queremos ter mais opções, mais estruturado para abranger mais pessoas”, destacou Juca.

Em alta

plugins premium WordPress