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Turismo

Conselho Paranaense de Turismo realiza reunião em Paranaguá sobre navios de cruzeiro

Encontro reuniu representantes de cerca de 50 entidades do setor

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Integrantes do Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR) estiveram em Paranaguá, na sexta-feira, 2, para uma reunião técnica sobre os navios de cruzeiro. O município recebe, desde o dia 1.º de dezembro de 2023, todas as sextas-feiras, o MSC Lirica, com mais de dois mil passageiros e 700 tripulantes. A temporada do navio com embarques e desembarques em Paranaguá tem movimentado o setor.

A reunião foi realizada no Porto de Paranaguá, mas antes, os integrantes do Conselho visitaram o receptivo montado na Praça de Eventos Mário Roque, onde os turistas descem para escolher algum dos passeios ofertados na cidade e nos outros municípios da região.

Reunião foi realizada no Porto de Paranaguá.
Foto: Prefeitura de Paranaguá

O presidente do Conselho Estadual de Turismo e secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, fez uma avaliação positiva sobre a temporada do cruzeiro em Paranaguá. “Tem sido surpreendente, sabíamos que haveria um impacto grande, mas o número de turistas que estão descendo para conhecer o nosso litoral é muito grande. Isso quer dizer que quem já veio gostou, fotografou e falou bem para as pessoas. O turista que embarca em Paranaguá na sexta-feira, chega na quarta e quando volta e chega o dia de ir embora não vai, acaba ficando no Paraná. Até porque temos grandes shows acontecendo, transformando a viagem de uma semana em 10 dias, com mais dinheiro circulando na região”, disse o secretário.

Segundo ele, a reunião envolveu cerca de 50 entidades ligadas ao turismo. “Já temos temporadas confirmadas, contratadas com porto e MSC. Mas, para que isso aconteça com mais força, geração de emprego e qualidade, precisamos que os empresários venham e acreditem e invistam, seja o local que pode aumentar seu faturamento, seja dos que vão vir de fora e montar novos negócios ligados ao turismo”, declarou Nunes.

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e o presidente do Conselho Paranaense de Turismo e secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, acompanharam a visita

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, afirmou que é profunda a transformação do litoral. “Com os investimentos que estão acontecendo em infraestrutura, com a programação de eventos e a cereja do bolo que é todo esse trabalho com turistas de cruzeiro em Paranaguá. Já estamos pensando para os próximos anos o que precisa ser feito para aperfeiçoar, quais são os investimentos que precisamos fazer para melhorar esse trabalho, com o objetivo único de melhorar nossa infraestrutura, o atendimento ao turista, porque isso gera emprego e renda para a nossa população. A cidade tem que ser boa para o cidadão e, consequentemente, será boa para o turismo”, frisou Guto Silva.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, disse que receber uma reunião do Conselho Estadual de Turismo mostra que a cidade está no caminho certo. “Significa que estamos no circuito, tendo visibilidade, fazendo um bom trabalho e as pessoas têm o que aprender, inclusive. O Conselho vem para verificar como é o nosso trabalho, conhecer a logística dos embarques e desembarques, de trânsito, como é o receptivo, como tudo isso está movimentando nosso trade e comércio local”, destacou Maria.

Na rota dos cruzeiros

O presidente executivo da Clia  Brasil (Associação Internacional de Navios de Cruzeiros – América do Sul), Marco Ferraz, também participou da reunião em Paranaguá. Ele destacou que o Brasil tinha cinco portos de embarque e agora Paranaguá entra na rota dos cruzeiros.

wwO presidente executivo da Clia  Brasil (Associação Internacional de Navios de Cruzeiros – América do Sul), Marco Ferraz, falou sobre os impactos positivos dos navios de cruzeiros

“Para a MSC, o Paraná é um Estado importante, que recebe pessoas do sul do Mato Grosso do Sul, oeste do Estado de São Paulo, Santa Catarina, além de ter a recepção dos argentinos que visitam a região. Com isso, todos acabam ganhando. A gente tem um estudo com a FGV de impacto econômico que diz que em torno de R$650 é o impacto de uma pessoa na cidade de trânsito, quando ela visita, já quando embarca é um pouco maior, R$830, porque se hospeda, consome antes e depois da viagem”, avaliou Ferraz.

Segundo o estudo, com relação a geração de empregos, a cada 24 cruzeirista, um emprego é criado. Cerca de 87% dos cruzeiristas querem retornar aos destinos visitados com hospedagem em terra.

O membro da diretoria da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet) e do Conselho Paranaense de Turismo, Alberto Melo Viana, falou sobre a importância de divulgar os destinos. “Sem divulgação, não existe turismo. Os produtos do turismo dependem muito de uma boa divulgação, tanto da parte dos próprios destinos, como dos jornalistas que trabalham na área. A Abrajet tem seccionais em 18 Estados e faz esse papel de centralizar as informações e distribuir as notícias aos grupos”, observou Viana.

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