conecte-se conosco

Turismo

Portos do Paraná participa de debate sobre os avanços gerados pelos navios de cruzeiro

Foram apresentados os resultados da primeira temporada em Paranaguá

Publicado

em

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A Portos do Paraná foi palco, na sexta-feira, 2, de um debate sobre os navios de cruzeiros. Em conjunto com o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, recepcionou a reunião com Marco Ferraz, presidente-executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, associada à Cruise Lines International Association (CLIA), o qual apresentou os resultados desta primeira temporada de cruzeiros do Porto de Paranaguá e as perspectivas para as próximas temporadas já confirmadas.

Segundo Ferraz, um navio de cruzeiros na alta temporada gera cerca de 9 mil empregos em diversas frentes, dentro e fora da embarcação. “Isso induz a economia. O barqueiro melhora seu transporte, o taxista também, o proprietário de restaurante se mobiliza, e assim é com os comerciantes de todo o entorno do porto onde o navio atraca”, destacou.

A temporada do navio com embarques e desembarques em Paranaguá tem movimentado o setor
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A temporada do navio com embarques e desembarques em Paranaguá tem movimentado o setor. O município recebe, desde o dia 1.º de dezembro de 2023, todas as sextas-feiras, o MSC Lirica, com mais de dois mil passageiros e 700 tripulantes. Mais de 15 mil passageiros e tripulantes já desceram da embarcação para desfrutar dos atrativos turísticos da região litorânea.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos, recepcionar uma reunião do Cepatur foi importante para dinamizar o serviço de recepção de turistas no Litoral. “Foi uma reunião importante para discutir os avanços para o turismo no Litoral, em especial com relação aos navios de passageiros e a conquista que estamos tendo com esse segmento”, disse.

Antes do encontro, os conselheiros visitaram os receptivos montados pelo Governo do Estado, em parceria com a Adetur Litoral. Um deles é na praça Mário Roque, onde todos os municípios do Litoral têm a possibilidade de vender seus atrativos, e no Complexo Mega Rocio, onde funciona a duana para o check-in e check-out dos passageiros que embarcam e desembarcam no navio.

Encontro foi realizado na sexta-feira, 2 Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Segundo o secretário estadual do Turismo e presidente do Conselho, Marcio Nunes, a reunião ajuda a levar mais informações aos conselheiros sobre a importante rota de cruzeiros, que já está confirmada para as próximas duas temporadas de verão. Segundo ele, a parceria com a MSC mudou a cara do Litoral, garantindo fluxo de turistas nacionais e estrangeiros todos os finais de semana.

“Nós estamos no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica e precisávamos apresentar esse espaço para o mundo. Hoje vemos estrutura de translado, carros de aplicativo, barcos em direção à Ilha do Mel, novos restaurantes, agências de viagem e empresários empolgados”, disse. “O turismo agita a economia, é um setor dinâmico e essencial para aliar preservação da natureza e geração de empregos”

CONSELHO

O Conselho Paranaense de Turismo, criado pela Lei n.º 5.948, de 27 de maio de 1969, é um órgão colegiado de caráter deliberativo com a finalidade de formulação, avaliação, coordenação e direção da Política Estadual de Turismo. Ele é constituído por representantes de outras secretarias e entidades do Estado, universidades, Itaipu Binacional, associações ligadas ao setor, federações do setor empresarial, técnicos das Regiões Turísticas e das prefeituras.

O secretário do Planejamento do Estado, Guto Silva, que também é conselheiro, defendeu a criação em conjunto de um plano de trabalho para o Litoral. “Proponho a discussão de um planejamento a longo prazo para o desenvolvimento do Litoral, em especial de Paranaguá, para que esse avanço que vem junto com o turismo seja incorporado na matriz econômica do Estado”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), José Alceu Rigon, destacou que no próximo ano os comerciantes vão colher frutos positivos das oportunidades dessa temporada. “Encontramos uma grande estrutura para recepcionar os turistas e isso só tende a melhorar nos próximos anos. Os comerciantes contam com estandes bem sinalizados, amplos e propícios para a venda de seus negócios”, disse.

Diretor técnico do Sebrae Paraná, César Risseti elogiou a conquista do Governo do Paraná com a rota de navios. “Vimos o esforço do Estado para capacitar os agentes que recepcionam os turistas e o que presenciamos nesta sexta foi uma recepção com nível de aeroporto internacional, em um ambiente climatizado, limpo e seguro”, destacou.

CRUZEIRO

O navio Lirica atraca toda sexta-feira no Porto de Paranaguá, permitindo embarque e desembarque de passageiros. Durante todo o dia, passageiros e tripulantes, já em trânsito, podem descer da embarcação e desfrutar de pontos turísticos do litoral. O navio atraca no Paraná até o dia 8 de março e já possui vendas abertas no seu site para as duas próximas temporadas de verão.

Fonte: Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress