conecte-se conosco

Religiosidade

18.ª Procissão Marítima reúne aproximadamente mil devotos de Nossa Senhora do Rocio

Cerca de 70 embarcações participaram da procissão

Publicado

em

No domingo, 12, aconteceu em Paranaguá a 18.ª edição da tradicional Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio. As embarcações com romeiros saíram às 8h do Rio Itiberê, nos trapiches instalados próximos a passarela da Ilha dos Valadares e ao ponto de embarque para a Ilha do Mel. O trajeto percorreu a Baía de Paranaguá com a imagem de Nossa Senhora do Rocio em uma embarcação, acompanhada do reitor e Missionário Redentorista, padre Dirson Gonçalves, do Capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo e demais autoridades.

De acordo com a organização do Santuário do Rocio, participaram cerca de 70 embarcações e aproximadamente mil pessoas da edição deste ano da Procissão Marítima. “Foi uma das mais bonitas procissões que já fizemos aqui na Festa de Nossa Senhora do Rocio, agradeço o Capitão de Mar e Guerra, da Capitania dos Portos do Paraná, por todo apoio e logística. Agradecer, também, os rebocadores que fizeram uma lindíssima homenagem para Nossa Senhora quando a gente estava passando e eles acompanharam a procissão. Agradecer a Barcopar, todo pessoal dos barcos, enfim todo mundo que participou dessa linda procissão”, agradeceu o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

O evento tem uma simbologia importante para os devotos, já que a imagem da santa foi encontrada às margens da baía de Paranaguá. Essa procissão, como as outras que fazem parte da programação da festa, é um momento especial, de demonstração de agradecimento pelas graças alcançadas por meio da padroeira do Paraná.

“É um prazer a Marinha do Brasil participar dessa 18.ª Procissão Marítima e sempre acompanhar, ainda mais nesse dia maravilhoso apresentar a santa para a cidade de Paranaguá e para o Estado do Paraná”, disse o Capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo.

A Procissão Marítima é uma das maiores e mais aguardadas procissões em honra a Nossa Senhora do Rocio. A pé, de carro, bicicleta, motocicleta ou barco, os devotos da Padroeira do Paraná sempre demonstram a sua fé naquela que surgiu nas águas da baía da cidade Mãe do Paraná e agraciou tantos filhos e filhas.

A concentração das embarcações aconteceu no trapiche do Rio Itiberê e percorreu toda a baía de Paranaguá, tendo como ponto de chegada o trapiche localizado em frente ao Santuário do Rocio. Ao passar pelo Porto de Paranaguá, vários rebocadores usaram jatos de água e acompanhar a procissão como forma de prestar homenagens.

“É emocionante terminar mais essa procissão, sendo uma das melhores, é muito legal, gostoso. Parabéns para todos”, finalizou o padre Dirson Gonçalves.

Logo após desembarcar da embarcação, a imagem seguiu, juntamente com os devotos, em procissão até o interior da igreja do Rocio, onde aconteceu a bênção final feita pelo padre Dirson Gonçalves. Ao longo do trajeto, os fiéis cantaram hinos, louvores e músicas em homenagem à Padroeira do Paraná.

Em alta

plugins premium WordPress