conecte-se conosco

Religiosidade

Cerca de 50 mil fiéis participaram da Procissão Luminosa de Retorno de Nossa Senhora do Rocio

Tiveram vários momentos em que os devotos prestaram homenagem à Mãe do Rocio

Publicado

em

Fotos: Prefeitura de Paranaguá

Na noite de quinta-feira, 16, aconteceu em Paranaguá, a Procissão Luminosa de Retorno de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná. Os devotos participaram de uma Santa Missa, às 18h, na Catedral Diocesana, e logo em seguida, às 19h, teve início a procissão. Cerca de 50 mil devotos participaram do ato religioso. A estimativa de participantes foi divulgada pela assessoria de comunicação do Santuário do Rocio.

O trajeto começou na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário e seguiu em direção ao Santuário do Rocio. O retorno da Imagem ao Santuário ocorre após ela ter sido levada até a Catedral na quarta-feira, 15, por cerca de 100 mil fiéis na 210.ª Procissão da Padroeira do Paraná. Nos últimos anos, a Procissão de Retorno passou a ser realizada no período noturno, algo que trouxe mais um diferencial para a festividade com a devoção à Nossa Senhora do Rocio e luzes de velas e lanternas se mesclando na rua Professor Cleto.

“Tinha muita gente nessa procissão luminosa, mais uma vez o povo respondeu com gosto para a gente fazer uma linda manifestação de fé. O fato dela ser luminosa é recente. Antigamente ela vinha a tarde, no final da tarde, durante o dia ainda, e agora, de uns 4 anos para cá, nós colocamos ela à noite para ser assim luminosa, e as pessoas levaram velas ou usaram a luz do celular para iluminar o trajeto”, destacou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

Além disso, após concluída o percurso pela Mãe do Rocio e devotos, ocorreu no Santuário do Rocio a Bênção Final da Festa do Rocio 2013, anúncio da festividade para 2024 e show musical com o cantor católico Thiago Brado, que foi transmitido pela TV Rocio no YouTube.

“Durante todo o percurso, os devotos caminharam com velas acesas, cantaram e rezaram. Secretarias municipais como de Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Serviços Urbanos, Comunicação, entre outras pastas municipais, permanecem no Rocio prestando apoio à festa”, informou a Prefeitura de Paranaguá.

Mais uma vez, empresas e residências receberam a passagem da imagem com diversas homenagens. Na procissão tiveram vários momentos em que milhares de devotos prestaram sua homenagem à Padroeira do Paraná e acompanharam o trajeto a pé. No percurso em direção ao Santuário do Rocio, outros devotos esperavam a passagem da imagem da Padroeira conduzida em um andor especialmente preparado para a procissão.

plugins premium WordPress