conecte-se conosco

Meio Ambiente

PMP-BS comemora sete anos de atuação no litoral do Paraná

50 profissionais atuam na região com apoio de 20 pesquisadores

Publicado

em

Foto: LEC/UFPR - Divulgação

No último dia 23 de agosto, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que atua em prol do ecossistema marinho do litoral do Paraná junto ao Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), comemorou seu aniversário de sete anos de atuação na região. A atividade é essencial para o meio ambiente do litoral paranaense, com foco no atendimento, estudo, avaliação e conservação da fauna marinha. 

“Hoje é dia de celebrar os sete anos em que a nossa equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) tem se dedicado ao atendimento, avaliação, estudo e conservação da fauna marinha do litoral paranaense. São cerca de 50 profissionais que trabalham entre Guaratuba e Guaraqueçaba em diversas funções: monitorando praias, realizando atendimentos, coletando amostras, fazendo exames, tratando animais, reabilitando a fauna debilitada e possibilitando a volta dos animais marinhos à natureza”, afirma a assessoria.

De acordo com o laboratório, há mais de “20 pesquisadores envolvidos diretamente com a análise de dados gerados pelo grupo e muita ciência já realizada”, acrescenta. “Agradecemos imensamente o esforço de todos que atuaram e ainda atuam nessa grande equipe. Vocês constroem essa história conosco!”, afirma o LEC. 

Mais sobre o PMP-BS

“O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos”, informa. 

De acordo com a assessoria, o projeto é realizado desde Laguna – SC até Saquarema – RJ, com divisão em 15 trechos de atuação. “O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba”, detalha.

O que fazer em caso de encontrar um animal marinho? 

“Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BR/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746”, finaliza o PMP-BS.

Com informações do LEC/PMP-BS

Em alta

plugins premium WordPress