conecte-se conosco

Litoral

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros alertam para segurança das crianças nas praias

Pulseirinhas de identificação são distribuídas nas praias do litoral

Publicado

em

Fotos: PMPR

Com o grande número de pessoas no Litoral durante a temporada de verão é necessário redobrar a atenção com a segurança das crianças para que os dias de descanso não se transformem em dor de cabeça. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros reforçam as orientações e os cuidados que os pais e responsáveis devem adotar para prevenir imprevistos com os pequenos.

Segundo a Polícia Militar, os cuidados devem começar já na chegada ao Litoral. O primeiro passo é orientar a criança para que não fique longe dos pais ou dos responsáveis, e os tutores jamais devem desviar a atenção do que ela está fazendo, principalmente em locais mais movimentados.

PULSEIRINHAS

A PM e o Corpo de Bombeiros distribuem, durante toda a temporada, pulseirinhas de identificação nas praias do Litoral e locais com maior circulação de pessoas. Elas podem ser encontradas nos módulos móveis e viaturas.

“Para ter um verão tranquilo e seguro é importante que os pais fiquem atentos às crianças, seja na areia ou no mar. O Corpo de Bombeiros está aqui para fazer um serviço também de prevenção. O uso da pulseirinha é fundamental para que haja segurança e tranquilidade durante a temporada. Os pais devem ensinar seus filhos a procurar o guarda-vidas caso se sinta perdida, identificando o profissional através da farda”, destacou o Corpo de Bombeiros.

Já nas faixas de areia, a recomendação é para que estejam sempre atentos às crianças, principalmente pelos riscos que o mar oferece. O ideal é buscar locais próximos a postos dos guarda-vidas, que contam com profissionais aptos a atuar rapidamente em situações de afogamentos.

Em caso de desaparecimento de crianças, os guarda-vidas também são pontos focais que devem ser procurados, e também auxiliam na comunicação do fato às equipes policiais que estão no prolongamento da orla.

MEDIDAS

Não é apenas com o desaparecimento das crianças que os pais devem se preocupar. O Corpo de Bombeiros alerta que, em hipótese alguma, os pais devem deixar os filhos desacompanhados, seja na praia, na orla ou dentro do carro.

Os bombeiros orientam que em caso de desaparecimento os responsáveis devem procurar a Polícia Militar ou a delegacia de Polícia Civil mais próxima para fazer o registro e passar todas informações sobre o ocorrido, como o local e horário onde a criança foi vista pela última vez, o nome e a idade dela e se estava acompanhada ou não, agilizando o início das buscas pelas forças policiais.

LIGUE 193

Em caso de presenciar alguém com dificuldades dentro da água, a orientação é não tentar resolver o problema sozinho e buscar auxílio com a maior brevidade possível. “É importante que sempre que alguém visualize uma outra pessoa numa situação de risco, não procure ajudá-la se não tem condições e capacidades para fazer o resgate. Então, ligue sempre 193 e, no máximo, alcance um objeto flutuante para a vítima”, disse o major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB).

Em alta

plugins premium WordPress