conecte-se conosco

Litoral

Integrantes do Eixo de Educação Empreendedora do Comitê Territorial de Desenvolvimento reforçam compromisso com o litoral

Grupo destaca atuação na região em ação conjunta e voluntária

Publicado

em

Na tarde de terça-feira, 13, integrantes do Eixo de Educação Empreendedora do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná se reuniram na sede do jornal Folha do Litoral News, em Paranaguá, para compartilharem sobre suas atuações profissionais e o compromisso com o desenvolvimento do território litorâneo em uma ação conjunta e voluntária.

Patrícia Millo Marcomini é professora, vice-prefeita do município de Pontal do Paraná e secretária municipal de Assistência Social

Patrícia Millo Marcomini é professora da disciplina de Matemática da Rede Estadual de Ensino, exerce a função de vice-prefeita do município de Pontal do Paraná e também ocupa o cargo de secretária Municipal de Assistência Social. Com uma bagagem pedagógica, Patrícia busca contribuir com o eixo e implementar soluções viáveis nas escolas. “Estou me doando a esse trabalho voluntário para que a gente possa desenvolver a Educação Empreendedora no nosso município, vindo desde a base até para as mulheres. Eu tenho um grupo que trabalha na Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres Vítimas de Violência, que muitas vezes elas não conseguem sair daquele círculo violento justamente porque elas não têm a questão econômica. Então, ensiná-las a empreender, ensinar as crianças vindo da base, e ter uma vida melhor”, explicou. “A nossa intenção como Eixo da Educação Empreendedora é poder aplicar, não só no meu município, mas nos sete municípios do litoral, desde a educação infantil, a educação básica, até fazendo um trabalho com a EJA (Educação de Jovens e Adultos)

O Eixo de Educação Empreendedora destaca a importância da observação contínua de cada um dos sete municípios e propõe a criação de programas, projetos sociais e de governança que beneficiem o território que abrange o litoral paranaense.

Jacqueline Guimbala é do Conselho Editorial do jornal Folha do Litoral News, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e coordenadora do eixo de educação empreendedora do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral. Com esse trabalho voluntário, a presidente busca propor, junto com o grupo, programas de capacitação e apoio dentro das escolas e universidades.

“Acreditando no desenvolvimento da nossa região, sabemos que poderemos contribuir com o Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral, assumindo a coordenação do Eixo Educação Empreendedora, tema importante para todos os setores produtivos, pois é através do empreendedorismo que fortalecemos o mercado de trabalho, gerando renda e qualidade de vida para as cidades. Nosso eixo tem líderes com o propósito de trabalhar desde a Educação Básica até o ensino superior, propondo programas de capacitação e apoio dentro das escolas e universidades, escutar as demandas das associações e instituições empresariais, e com o apoio do Sebrae incentivar e capacitar os jovens e os que já são empreendedores a saírem da informalidade e terem as condições necessárias de crescer em seus negócios”, pontuou.

Jacqueline Guimbala é do Conselho Editorial do jornal Folha do Litoral News, presidente do CMEC da Aciap e coordenadora do Eixo de Educação Empreendedora

A meta é proporcionar um ambiente de desenvolvimento das competências empreendedoras atendendo os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com a coordenadora do eixo, para que isso aconteça, é preciso favorecer a cultura criativa e inovadora, no exercício de qualquer função do sujeito na sociedade, seja à frente do próprio negócio ou como empregado de uma empresa com a busca de soluções para questões complexas do mundo contemporâneo. “A Educação Empreendedora coloca-se, como uma possível proposta para formar indivíduos mais produtivos, capazes de enfrentar as dificuldades e ultrapassar os grandes desafios da economia, de um mundo globalizado e competitivo, reconhecendo a importância da nossa diversidade cultural e acreditando na capacidade de realizar os nossos sonhos e de escrever o nosso próprio futuro”, frisou Jacqueline Guimbala.

Catiane dos Santos é consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná e integrante do Eixo de Educação Empreendedora. Ela destacou a importância do grupo em trabalhar a área educacional desde a base, com as crianças, até a fase adulta. “A importância deste eixo é fundamental para o nosso território, porque a educação é a base. Nós temos quatro eixos no nosso comitê, mas entendemos que toda base é a educação, pois sem esse eixo não tem como desenvolver os outros trabalhos se a gente não tiver um forte trabalho via eixo da educação empreendedora. Enquanto Sebrae eu fico muito satisfeito de saber que tem um grupo maravilhoso de líderes, de pessoas trabalhando em prol da educação como uma ferramenta para os nossos gestores. E a ideia do eixo do comitê é poder apoiar aquilo que já é bem feito, mas sabemos que temos potencial para melhorar ainda mais”, destacou.

Catiane dos Santos é consultora de negócios do Sebrae PR no litoral do Paraná e integrante do Eixo de Educação Empreendedora

“Empreender não significa necessariamente abrir um negócio. Empreender é unir vocação com habilidades próprias. A questão empreendedora é uma questão comportamental. Com um comportamento empreendedor eu modifico todo o meu entorno, eu posso modificar a minha vida, a vida da minha família e não necessariamente abrir um negócio”, explicou Catiane.

Os encontros ocorrem com cada eixo do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná para um brainstorming entre os integrantes. As reuniões são realizadas em cidades do litoral para que os membros possam colocar em pauta suas perspectivas e também sugestões para o desenvolvimento dos municípios.

Marcelo Dias é presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Paranaguá (Ampec) e foi convidado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para participar da capacitação da segunda turma do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná. “Ao término da capacitação nós conhecemos os quatro eixos e como eu também sou professor me integrei ao eixo de educação empreendedora. Com a Ampec, nós temos feito um trabalho com os empreendedores de Paranaguá e as Ampecs do litoral também já têm trabalhado, então para nós ficou fácil trabalhar dentro do comitê e ver que todos os municípios estão envolvidos com o mesmo objetivo, no nosso caso é a capacitação dos empreendedores”, contou.

Marcelo Dias é presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Paranaguá (Ampec)

“As Ampecs são associações das suas cidades, assim como temos as associações comerciais. Então, a Ampec dá esse suporte para o empreendedor. Para nós é importante compor esse território. O nosso trabalho envolve as escolas com nossas crianças, nossos jovens, trazendo a educação empreendedora, chegando até as universidades”, completou Dias.

Marina Brianez é coach, terapeuta familiar sistêmica e moradora em Pontal do Paraná. Ela busca contribuir com o Eixo de Educação Empreendedora através da inteligência emocional e com o público feminino. “Hoje eu estou voltada mais para o público feminino e desde que passei a morar em Pontal do Paraná eu sentia a questão da mulher na informalidade. Muitas mulheres capacitadas que tinham suas habilidades, mas com muito medo de realmente empreender. Quando eu fui convidada para integrar ao comitê, dentro do eixo de educação empreendedora, eu vi a possibilidade de poder trabalhar, de vir somar com essa força, a força da mentalidade, da mudança de comportamento, pois é possível ser uma mulher de sucesso e ainda ser dona de casa, esposa e ter todas as áreas em equilíbrio”, relatou.

Marina Brianez é coach e terapeuta familiar sistêmica

“Já estamos fazendo uma rede de contato com mulheres empreendedoras. O nosso eixo trabalha em duas vertentes, a educação básica e universitária, fortalecimento dessa mentalidade dessa área e a questão das mulheres e homens. Começamos a fazer conexões através das associações de Guaratuba, com algumas mulheres-chave do litoral para que a gente possa trabalhar de uma maneira a fortalecer esse público, principalmente, novo e ter essa permanência e não desistências”, reforçou o trabalho desenvolvido no litoral e também as parcerias que o comitê vem buscando nos municípios.

Rossany Zappe é sócia-proprietária da empresa Naim Consultoria e Treinamento e uma das representantes do município de Pontal do Paraná dentro do Eixo de Educação Empreendedora do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná e quer contribuir com todo sua bagagem profissional em busca do crescimento educacional do litoral. “A minha atuação com a educação é de longa data. A minha formação não é na área da educação, mas eu comecei a minha vida profissional em uma escola de capacitação profissional para jovens e adultos e hoje é a empresa onde eu atuo, sou sócia-proprietária da empresa Naim Consultoria e Treinamento, onde nós começamos essas atividades da área educacional. A paixão pela educação existe desde sempre e depois veio a questão do associativismo e na sequência o cooperativismo. Então, eu estou no associativismo desde 2016. Já no cooperativismo, eu fui convidada para fazer parte do conselho de administração de uma cooperativa de crédito, que é a Cresol Horizonte, e hoje representamos 20 mil cooperados no Sul do estado e litoral do Paraná, Vale do Ribeira, Curitiba e Região Metropolitana. Foi então que surgiu o convite para participar do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná”, disse.

Rossany Zappe é sócia-proprietária da empresa Naim Consultoria e Treinamento e coordenadora do núcleo da Aciapar Mulher de Pontal do Paraná

Zappe divulgou a função de um programa web de desenvolvimento com as mulheres. “Quando ainda estávamos somente nas associações comerciais surgiu a demanda de trabalhar especificamente com as mulheres para formar núcleos em cada município. Hoje eu estou como coordenadora do núcleo da Aciapar Mulher, de Pontal do Paraná, e contribuo com outros dois municípios que são Guaratuba e Matinhos, através do meu programa web de empoderamento feminino, de divulgação de empreendedoras, com entrevistas, comércio das mulheres, não só mulheres, mas personalidades, sempre no intuito de fortalecer o comércio local e as pessoas que aqui residem”, finalizou.

Novos encontros ocorrerão em breve para que o grupo se mantenha fortalecido e engajado no propósito de viabilizar estratégias na área educacional que possam ser implementadas pelos municípios litorâneos.

Em alta

plugins premium WordPress