conecte-se conosco

Litoral

Guaraqueçaba emite alerta com relação à Gripe Aviária

População deve adotar medidas de prevenção no contato com aves domésticas e silvestres

Publicado

em

Foto: Arquivo/AEN

Na última semana, a Prefeitura de Guaraqueçaba emitiu alerta com relação à Gripe Aviária que até agora conta com cinco focos no litoral do Paraná em Pontal do Paraná (3), Antonina (1) e Paranaguá (1). Representantes do município estiveram em Curitiba no dia 27 de junho junto ao vice-governador, Darci Piana, a membros da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e representantes de diversas pastas estaduais, onde foram tratados soluções de enfrentamento à Influenza Aviária (H5N1). 

“Sabendo do potencial de pandemia partindo desse vírus altamente contagioso que afeta aves domésticas e silvestres, a Prefeitura de Guaraqueçaba alerta: fiquem atentos aos sinais de pássaros caso esses venham apresentar sintomas como dificuldades respiratórias, diminuição na alimentação, desnorteamento e sintomas relacionados”, afirma a Prefeitura de Guaraqueçaba. 

Segundo o município, em caso de mortes de aves em geral, moradores devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que irá tomar as devidas providências. “Em hipótese alguma resgate, se aproxime ou encoste neste animal para que não haja risco de contaminação”, alerta as autoridades municipais

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que seja monitorado e a Prefeitura de Guaraqueçaba tem seguido rigorosamente essa orientação através de suas secretarias, realizando trabalhos nas comunidades com a Vigilância Sanitária e Agentes de Endemias aplicando pesquisa e palestras de conscientização,  principalmente nas ilhas, onde se encontram diversas variedades de aves migratórias”, informa a nota da Prefeitura.

Casos no litoral

No sábado, 1.º, a Adapar destacou que dois novos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram confirmados no município de Pontal do Paraná oficialmente no dia 30 de junho, entre eles  um em uma ave da espécie Trinta-réis-de-bando (Thalesseus maximus) e em uma Gaivota-maria-velha (Chroicocephalus maculipennis). “Assim, o Paraná apresenta até o momento cinco focos da doença, todos em aves silvestres no Litoral do Estado. As medidas de vigilância em propriedades em torno dos focos estão em andamento, informa a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O município de Pontal do Paraná já tinha um foco de IAAP identificado em uma ave da espécie Trinta-Réis-Real (Thalesseus maximus) na semana passada. Os outros dois casos, um em aves da mesma espécie, haviam sido registrados em Antonina e Paranaguá”, ressalta a assessoria. 

“As amostras são enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA – como referência internacional em diagnóstico de Influenza Aviária”, finaliza a Adapar.

Com informações da Adapar

Em alta

plugins premium WordPress