conecte-se conosco

Litoral

Com encerramento da Operação Verão, postos de guarda-vidas permanecem em 24 locais no litoral

Banhistas devem procurar por locais protegidos em Matinhos, Pontal do Paraná, Ilha do Mel, Guaratuba e Morretes

Publicado

em

O período da temporada de verão foi encerrado no litoral do Paraná pelo Governo do Estado, o chamado Verão Maior. Durante a operação, as forças de segurança foram reforçadas na região a fim de evitar acidentes e atender melhor a população que aumenta de forma considerável. Mas, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, através da atuação dos guarda-vidas nas areias, continua em 24 pontos, das 8h às 18h30.

A orientação é para que os banhistas procurem os locais protegidos pelos guarda-vidas no horário indicado. Em Matinhos, os veranistas e a população local tem postos de guarda-vidas em seis localidades: Trombetta, SESC, Camping, Praia Grande I, Betaras e Gaivotas II. Em Pontal, os locais são: Monções I, Leste II, Ipanema II, Santa Terezinha I, Shangrila II e Pontal I.

Já Guaratuba possui o maior número de postos ativos, sendo eles em: Caeiras I, Thalia, Volta das Canoas, Brejatuba I, Fox, Nereidas I, Coroados I e Barra do Saí. 

Em Morretes existem dois postos ativos, sendo eles na Curva do Félix e no Porto de Cima. E, na Ilha do Mel, os guarda-vidas estão na praia de Encantadas e Praia de Fora.

De acordo com o 8.º Grupamento de Bombeiros, tais locais e horários permanecem desta forma, a princípio, até 1.º de maio. Após esta data, os bombeiros retornam no primeiro feriado de setembro e continuam até a próxima temporada do Verão Maior Paraná.

Corpo de Bombeiros foca na prevenção para reduzir ocorrências na Ilha do Mel durante o Verão Maior Paraná Foto: Cristiane Cardoso/SESP

Salvamentos e ações preventivas

Em 71 dias de atuação do Verão Maior Paraná, que se encerrou no Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realizou 1.284 salvamentos. Além disso, de 17 de dezembro de 2022 até 26 de fevereiro de 2023, foram entregues 11.800 pulseirinhas de identificação de crianças, o que facilitou a tarefa de encontrar os pais dos pequenos que se perderam na orla da praia. Ao todo, 549 crianças foram localizadas pelos guarda-vidas. 

Os guarda-vidas também reforçaram as ações preventivas no litoral, a fim de evitar acidentes por meio de orientações, palestras, distribuição de folders, com a disponibilidade dos profissionais nos postos de observação do litoral instalados em locais com maior movimentação de turistas. A corporação atuou com um efetivo de 668 bombeiros militares e guarda-vidas civis. Desde o início da operação, ocorreram dez mortes por afogamento, todas em áreas não protegidas por postos de guarda-vidas.

Com informações da AEN

Em alta

plugins premium WordPress