conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Samu Litoral promove reunião com Corpo de Bombeiros para integração de serviços de emergência

Objetivo é garantir atendimento ágil e eficiente à população

Publicado

em

Foto: Divulgação/Samu Litoral

A diretoria executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (CISLIPA), juntamente com representantes do Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná (8.º GB), realizaram uma reunião na última quinta-feira, 14. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Litoral do Paraná, incluindo representante do Núcleo de Educação Permanente (NEP), coordenação de enfermagem e de frota e o diretor médico, discutiram estratégias para a eficácia do serviço de emergência na região.

A reunião foi considerada pelo Samu Litoral essencial para fortalecer a integração entre a instituição e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), visando garantir um atendimento ágil e eficiente à população litorânea.

“Diversos temas foram abordados, incluindo a regulação de chamados, a regulação de vagas em hospitais e a revisão de protocolos de atendimento, visando otimizar a resposta às demandas de urgência e emergência”, divulgou o Samu.

De acordo com o coordenador de comunicação do Samu Litoral, Rafael Rodrigues, foi possível discutir a regulação de atendimentos, especialmente em Paranaguá. “Quando a gente fala de Paranaguá, temos duas referências, o Hospital Regional para vítimas mais graves e a UPA para trauma leve. O Siate faz o contato com o Samu, normalmente via rádio, o médico que determina o destino da vítima, a reunião foi para discutir mais esse protocolo”, afirmou Rafael. 

Também já foi levantada a possibilidade de realizar um treinamento gerido pelas duas instituições (Samu e Bombeiros) para visar a integração das equipes. “Que já funciona bem, mas vamos intensificar com protocolos internacionais e atualização e, no fim, fazer um grande simulado e tentar trazer também a concessionária EPR Litoral Pioneiro”, adiantou Rafael.

O Samu e o Siate já atuam em parceria em Paranaguá.

“Todo atendimento do Siate em Paranaguá é triado pelo médico do Samu e funciona muito bem. Quando ficamos sem o telefone 192 por três vezes neste ano, o nosso grande parceiro foi o 193, que nos deu esse apoio”, frisou Rafael.

Segundo Rafael, a iniciativa reflete o compromisso das instituições envolvidas em promover um serviço de saúde de qualidade e eficiente. “Além de ressaltar a importância da colaboração e cooperação entre os diferentes setores envolvidos na resposta a emergências médicas. Essas reuniões periódicas são fundamentais para alinhar estratégias, resolver desafios e garantir que os recursos disponíveis sejam utilizados da melhor forma possível em prol da comunidade”, concluiu.

Em alta

plugins premium WordPress