conecte-se conosco

Infraestrutura

EPR Litoral Pioneiro inicia operações na BR-277 e litoral do Paraná

Cobrança do pedágio está prevista para ocorrer até fim de março

Publicado

em

Desde às 0h da quarta-feira, 28, a EPR Litoral Pioneiro assumiu a concessão do Lote 1,  incluindo a BR-277 entre Curitiba e Paranaguá e estradas do litoral do Paraná, bem como outros 605 quilômetros de rodovias no leste e no norte do Estado. A concessionária já está atendendo usuários com novos serviços operacionais e de assistência em casos de emergência, incluindo ambulâncias, guinchos e retirada de animais das pistas, algo que ocorre por meio do telefone 0800 277 0153. A concessionária prevê diversas obras para no litoral, algo que inclui vias marginais, trincheiras e viadutos na área urbana do município na entrada de Paranaguá e duplicação de 12 quilômetros da PR-407, principal acesso a Pontal do Paraná. 

Junto à concessionária Via Araucária, responsável pelo Lote 1, a EPR Litoral Pioneiro deverá executar planos de investimentos de mais de R$ 30 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, com duplicações, construção de faixas adicionais, viadutos, trincheiras e ciclovias, entre outras obras. “Nos primeiros anos, no entanto, as obras vão focar em manutenção das rodovias”, detalha o Governo do Estado. Ao todo, a EPR assumiu a concessão de 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 entre Curitiba, Litoral do Paraná, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Cobrança de pedágio

A cobrança de pedágio não será imediata na praça de São José dos Pinhais, na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá. Segundo o Estado, a “Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deve informar, ainda, com 10 dias de antecedência a data exata o início das cobranças e os valores das tarifas”, complementa. “A previsão da agência é que isso aconteça até o final de março”, informa.

SAU e estrutura

Segundo a assessoria, motoristas e passageiros já podem utilizar as bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) na BR-277 e em outras rodovias. “As unidades contam com banheiros e centrais de informações sobre as condições das estradas. Os serviços operacionais funcionam 24 horas por dia”, detalha. A estrutura de serviços da concessionária conta com 47 veículos, sendo 15 viaturas de inspeção de tráfego, sete guinchos para veículos leves, cinco guinchos para veículos pesados, três caminhões-pipa, três caminhões para resgate de animais e 14 ambulâncias, sendo três delas com UTI móvel.

O contrato da EPR Litoral Pioneiro, ao todo, inclui a duplicação de 350 quilômetros, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias, além de 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas. “Entre as obras mais aguardadas está a instalação de faixas adicionais em 81 quilômetros da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá”, acrescenta.

Início da operação da entrada de Paranaguá se inicia em seis meses

“Os primeiros 12 meses da concessão serão de requalificação das rodovias com foco nas áreas críticas e que tenham maior impacto na população, como nos entornos das cidades. A partir do segundo ano serão investimentos mais profundos de infraestrutura. E no terceiro começam as entregas”, ressalta o diretor-executivo da EPR Litoral, Roberto Longman. Com relação à entrada de Paranaguá, o diretor afirma que estão previstas “marginais, duplicação e aumento das faixas de dentro, iluminação, 100% de câmeras, hoje estamos sofrendo um impacto de segurança muito significativo, algo que impacta em toda a rodovia, pois na hora que você tem um problema no trecho você faz uma fila que impacta a rodovia e todo o litoral. Estamos tratando com a Polícia Rodoviária Federal, com o Porto e com a sociedade essa questão”, completa.

“O início da operação do trecho de Paranaguá até o KM-0 ele se inicia em seis meses, mas a gente vai iniciar investimentos para melhorar e requalificar essa estrutura. A operação se inicia em seis meses e neste período faremos um plano operacional para atendimento do Porto, da região e da cidade, para facilitar. Conversaremos com todos os envolvidos, Prefeitura, sociedade, Porto, operadores do Porto, Fetranspar, Polícia Federal, para montar uma estrutura para quando a gente entrar. A ideia é antecipar os investimentos para aquele trecho, qualificando isso em seis meses e não em um ano, para se ter um impacto significativo de melhoria”, ressalta, destacando a importância do Porto de Paranaguá para a economia, agroindústria e logística do Brasil. “Sabemos que há uma situação difícil alí de operação e a gente vai entrar junto com a sociedade para trabalhar da melhor forma possível a chegada a Paranaguá”, afirma Longman. Mais um avanço previsto é a duplicação de 12 quilômetros da PR-407, principal acesso a Pontal do Paraná, entre outras benfeitorias.

A Folha do Litoral News divulgou lista completa das obras previstas pela EPR Litoral Pioneiro.

Com informações da AEN

Em alta

plugins premium WordPress