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Infraestrutura

Início da operação da EPR Litoral Pioneiro na BR-277 e litoral ocorre às 0h da quarta-feira

Entre os trechos da nova concessão constam as avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, na entrada de Paranaguá

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A partir das 0h da quarta-feira, 28, o Paraná e o litoral do Estado passam a ter uma nova concessão na BR-277 e vias estaduais da região de forma oficial: a EPR Litoral Pioneiro. A concessionária, responsável pelo lote 2, realizará atendimento a usuários pelo telefone 0800 277 0153, bem como realizar serviços de guinchos mecânicos leves e pesados, inspeção de tráfego, apoio ao usuário, caminhão-pipa para apoio ao Corpo de Bombeiros, caminhão boiadeiro para animais soltos na pista e ambulâncias. 

A concessionária possui em contrato compromisso com obras amplas em todo o Paraná e na região litorânea, algo que inclui duplicação de 350 quilômetros de estradas, faixas adicionais em 138 quilômetros, vias marginais (73 quilômetros), ciclovias (72 quilômetros), assim como 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas. Na BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, está uma das obras mais importantes: a instalação de faixas adicionais em 81 quilômetros de via federal, com acostamento nos dois sentidos, algo previsto para os primeiros anos de contratado. Além disso, em Paranaguá, a EPR Litoral Pioneiro deverá instalar vias marginais, trincheiras e viadutos na área urbana do município.

“Os primeiros 12 meses da concessão serão de requalificação das rodovias com foco nas áreas críticas e que tenham maior impacto na população, como nos entornos das cidades. A partir do segundo ano serão investimentos mais profundos de infraestrutura. E no terceiro começam as entregas”, ressalta o diretor-executivo da EPR Litoral, Roberto Longman. “Vão ter marginais, duplicação e aumento das faixas de dentro, iluminação, 100% de câmeras, hoje estamos sofrendo um impacto de segurança muito significativo, algo que impacta em toda a rodovia, pois na hora que você tem um problema no trecho você faz uma fila que impacta a rodovia e todo o litoral. Estamos tratando com a Polícia Rodoviária Federal, com o Porto e com a sociedade essa questão”, completa.

“O início da operação do trecho de Paranaguá até o KM-0 ele se inicia em seis meses, mas a gente vai iniciar investimentos para melhorar e requalificar essa estrutura. A operação se inicia em seis meses e neste período faremos um plano operacional para atendimento do Porto, da região e da cidade, para facilitar. Conversaremos com todos os envolvidos, Prefeitura, sociedade, Porto, operadores do Porto, Fetranspar, Polícia Federal, para montar uma estrutura para quando a gente entrar. A ideia é antecipar os investimentos para aquele trecho, qualificando isso em seis meses e não em um ano, para se ter um impacto significativo de melhoria”, ressalta, destacando a importância do Porto de Paranaguá para a economia, agroindústria e logística do Brasil. “Sabemos que há uma situação difícil alí de operação e a gente vai entrar junto com a sociedade para trabalhar da melhor forma possível a chegada a Paranaguá”, afirma Longman. 

“O início da operação do trecho de Paranaguá até o KM-0 ele se inicia em seis meses, mas a gente vai iniciar investimentos para melhorar e requalificar essa estrutura”, ressalta o diretor-executivo da EPR Litoral, Roberto Longman

Obras em Paranaguá e no litoral

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), os dois novos lotes de concessão de rodovias vão realizar investimentos em obras e conservação em um total de aproximadamente R$ 30 bilhões pelos próximos 30 anos, com todas as obras devendo ser realizadas ainda na primeira década. Uma das principais obras que beneficiarão o litoral paranaense abrange a modernização da BR-277, que ficará com três pistas. “Os próximos textos vão detalhar as obras em Morretes e Pontal do Paraná, na ligação Ponta Grossa – Sengés, Jaguariaíva – Jacarezinho e Cornélio Procópio – Jacarezinho”, completa o Governo do Estado.

“Em Paranaguá, as obras serão realizadas na BR-277, que se divide em duas vias distintas a partir do Viaduto Nelson Buffara, na entrada do município, construído com recursos do Governo do Estado. Uma delas é a Avenida Ayrton Senna, seguindo até a Avenida Portuária em uma extensão de 8,1 quilômetros. Já duplicada, a avenida vai então ganhar novas vias marginais, uma em cada sentido, do viaduto até a altura da Rua Professor Cleto, e ciclovias também em ambos os sentidos, mas do viaduto até a rotatória de acesso ao Porto de Paranaguá”, informa a assessoria.

Estão previstas também cinco interseções em desnível na Avenida Ayrton Senna, sendo quatro viadutos do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita: na rotatória com a Avenida Senador Atílio Fontana, na rotatória da Klabin S.A., na altura da Estrada do Emboguaçu, e na rotatória com a Avenida Coronel Santa Rita. A quinta interseção será uma trincheira sobre as linhas de trem, próximo à Rua Manoel Bonifácio. “A outra via que compõe a BR-277 no município consiste no trecho da Rua Paranaguá, a partir do Viaduto Nelson Buffara, que passa pela rotatória da Avenida Senador Atílio Fontana e vai até a ponte sobre o Rio Emboguaçu. Ela prossegue pela Avenida Bento Rocha até chegar na Avenida Portuária, em um total de 7,9 km. Essa variante, ao norte de Paranaguá, será inteiramente duplicada, e ainda terá vias marginais e ciclovias da ponte sobre o Rio Emboguaçu até o viaduto Nelson Buffara. Também será implantado um viaduto do tipo parclo, em que condutores utilizam uma passagem superior para trocar de sentido da via, na rotatória da Rua Paranaguá com a Avenida Senador Atílio Fontana, e uma trincheira sobre as linhas de trem, próximo à Rua Ludovica Bório”, completa o Governo do Estado. Outro avanço previsto é a duplicação de 12 quilômetros da PR-407, principal acesso a Pontal do Paraná. 

Cobrança de pedágio deverá ser iniciada até o fim de março

“O início da operação não significa que haverá retomada imediata das cobranças, que devem ser retomadas até o fim de março, conforme previsão da ANTT. O órgão federal deverá comunicar com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência a data exata em que as tarifas serão cobradas nas praças de pedágio, bem como os valores. O comunicado será feito em Diário Oficial”, informa o Governo do Estado.

Lote 2 (EPR Litoral Pioneiro) – 0800 277 0153

Rodovias que vão ter os serviços pela primeira vez:

BR-277 (Avenida Bento Rocha): da ponte sobre o rio Emboguaçu até a Avenida Portuária

BR-277 (Avenida Ayrton Senna): da rotatória com a Avenida Sen. Atílio Fontana até a Avenida Portuária

PR-092: de Jaguariaíva até Santo Antônio da Platina

Rodovias que passam a usar o novo 0800:

BR-277: de Curitiba até Paranaguá

PR-407: de Paranaguá até Pontal do Paraná

PR-508: de Paranaguá até Matinhos

PR-408: em Morretes e em Antonina

PR-411: em Morretes

PR-804: em Morretes

PR-151: de Ponta Grossa a Sengés

PR-239: de Sengés a São Paulo

BR-153: de Santo Antônio da Platina a Jacarezinho

BR-369: de Jacarezinho a Cornélio Procópio

PR-855: em Bandeirantes

Com informações da AEN

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