conecte-se conosco

Eventos

Com programação diversificada, Carnaval de Paranaguá agrada todos os gostos e idades

Shows nacionais, com Tatau e Companhia do Pagode, marchinhas na praça, baile do fandango e artistas locais animaram os foliões

Publicado

em

O carnaval de Paranaguá este ano teve uma programação bem diversificada, agradando a todos os gostos e idades.

Começou com o Tradicional Banho de Mar a Fantasia, e seguiu com as apresentações de marchinhas e samba que levaram muita alegria e diversão para a Praça Fernando Amaro.

Na sexta-feira, 9, o Mercado do Café, um dos pontos turísticos de Paranaguá, se transformou em um palco de Fandango. O público dançou e se divertiu com o ritmo típico do litoral paranaense, que mistura música, dança e poesia.

Quem foi à Praça de Eventos Mário Roque na noite de sábado, 10, se divertiu primeiramente com Santa Vibe que abriu a noite de shows e depois, ao som do cantor Tatau, que trouxe o ritmo e a energia do Carnaval da Bahia para Paranaguá. O artista, que fez história como vocalista do grupo Araketu, animou o público com um show repleto de sucessos, que fizeram parte da trilha sonora de muitas gerações. A festa, que integra o Carnaval de Paranaguá 2024, teve ainda a participação da banda Santa Vibe, que abriu o evento com muito axé. A Praça de Eventos Mário Roque ficou lotada de foliões, que vieram de diferentes partes da cidade e da região para curtir o show de Tatau, que é considerado o rei do Carnaval baiano.

“Fico emocionado em ver que as minhas músicas atravessaram o tempo, que elas não são só músicas, são obras, que tocam o coração das pessoas, que fazem parte da memória afetiva delas. Eu agradeço muito o carinho e o reconhecimento do povo de Paranaguá, que me recebeu de braços abertos”, declara Tatau.

No domingo, 11, a Praça de Eventos Mário Roque recebeu o Minibloco, seguido pela Baterilha Show e fechando o show mais esperado da noite, Companhia do Pagode. Os foliões puderam cantar e dançar com diversos sucessos do grupo como: “Na Boquinha da Garrafa”, “Na Dança do Striptease, “Psiu-Psiu”, “Dança do Canguru”, entre outros hits que ultrapassam gerações.

“Já é a terceira vez que venho a Paranaguá, a primeira nesta formação. Quem gosta do carnaval da Bahia pode curtir com o nosso repertório eclético“, disse o vocalista do grupo Companhia do Pagode, Diumbanda.

A programação diferenciada contou além dos shows nacionais com apresentações de artistas locais. Vale destacar que o público gostou e prestigiou com muita alegria e animação.

Os eventos são uma realização da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plathyn, enfatizou que o Carnaval de Paranaguá 2024 teve uma programação imensa. “Começamos lá no Banho de Mar a Fantasia, no domingo que antecede o carnaval. Tivemos aí mais de 30 mil foliões nas ruas do Centro Histórico, número recorde de blocos e trios elétricos. Foi o maior pré-carnaval do Paraná, com certeza”, disse a secretária, destacando que já na sequência iniciou uma vasta programação ao longo da semana. “Começamos com as marchinhas na quarta, quinta e sexta-feira, que antecede o Carnaval aqui na Praça Fernando Amaro, que já é uma tradição, no final da tarde a gente estava com a banda tocando, a feirinha acontecendo, e o público ali passando, saindo dos seus trabalhos, saindo do serviço, passando ali para prestigiar. Na sexta-feira tivemos o baile de fandango, que também é super tradicional. A gente entra na quaresma, o fandango recolhe suas rabecas durante a quaresma, respeita a quaresma, para retornar depois no baile de Páscoa”. Nós tivemos a Praça Mário Roque como centro das atrações”, destaca Maria Plathyn que enfatizou que “infelizmente não conseguimos realizar o desfile das escolas de samba por conta das questões documentais que vem desde 2019. A gente vem trabalhando isso, enfim, existe um compromisso com o dinheiro público e a gente não pode deixar isso para trás. Todos precisamos ter o compromisso, tanto o município quanto as escolas de samba que recebem esse recurso. Para receber esse recurso eles precisam estar com as documentações em ordem. Enquanto isso não acontecer, o desfile não pode ser realizado como aconteceu no ano passado, como foi esse ano também. Não foi possível realizar o repasse. Se as escolas tivessem autonomia financeira para realizar o seu desfile sem repasse do município, como acontece em vários outros municípios do Brasil, a prefeitura estaria à disposição com estrutura para que isso acontecesse. No entanto, não é o caso aqui de Paranaguá”, comenta a secretária.

Ela enfatiza que nesta Carnaval procuraram fazer uma programação interessante para todos. “A população comprou a ideia, os visitantes também, a gente teve no sábado o cantor Tatau do Araketu, que foi um sucesso de público, a gente teve praça lotada com muita gente, que curtiu muito o show, um show muito clássico do Carnaval. O Tatau, que já é rei no Carnaval da Bahia, veio para cá e trouxe um pouco dessa alegria para a gente. No domingo a gente teve a Companhia do Samba, outro show também muito bom, super atual, com sucessos e muito animado do começo ao fim, foram mais de duas horas de show com o pessoal se divertindo muito na Praça Mário Roque, o pessoal pulou muito do começo ao fim do show. Na segunda-feira, também com o mini bloco, a gente teve a programação infantil, também com o boi de mamão tradicional da cultura caiçara, todos na Praça Mário Roque. Depois o minibloco trouxe a alegria das marchinhas, em seguida veio o Anthony Ramon, um supertalento jovem que veio de Curitiba para alegrar o Carnaval, e a Michelle Reich, que já é nossa super convidada nos nossos eventos, já é de casa praticamente, também trouxe muita alegria na segunda-feira de Carnaval”, destacou a secretária. “Estamos muito felizes com o resultado do Carnaval de Paranaguá, que é uma festa que já faz parte da história e da identidade da nossa cidade. Tivemos um Carnaval muito animado em Paranaguá, com uma programação muito extensa e graças a Deus o pessoal veio para curtir com muita sabedoria, com alegria sem intercorrências maiores, muito animado com muitas famílias participando vindo para a Praça Mario Roque um ambiente que a família já ocupa, mas que no Carnaval não deixou de estar presente”, finaliza a secretária.

Em alta

plugins premium WordPress