conecte-se conosco

Eventos

6.ª edição do Afoxé Filhos de Iemanjá acontece em Paranaguá

O evento acontecerá no dia 3 de fevereiro, um sábado antes do Carnaval, e tem início às 16h, na Igreja São Benedito

Publicado

em

Fotos: Arquivo / Acefi

O Afoxé Filhos de Iemanjá é um evento que acontece há seis anos em Paranaguá, reunindo centenas de pessoas que celebram a cultura e a religiosidade afro-brasileira. Neste sábado, dia 3 de fevereiro, o evento terá início às 16h, na Igreja São Benedito, um local histórico e simbólico da resistência negra na cidade.

O Afoxé é uma manifestação cultural inter-religiosa que envolve música, dança, canto e muita tradição. O evento é organizado pela Associação Cultural e Educacional Filhos de Iemanjá (Acefi), que tem como objetivo valorizar a diversidade cultural e religiosa da cidade, além de promover o respeito e a tolerância entre as diferentes tradições. A expectativa da organização é que cerca de 800 pessoas participem do evento, pelas ruas históricas de Paranaguá, encerrando na Rua da Praia.

O 6.º Afoxé é uma iniciativa da Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi), em parceria com a SECULTUR, Prefeitura de Paranaguá e o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá).

Ensaios

Lederson Souza, presidente da Acefi e organizador, convida a todos a participarem do evento

Um diferencial desta 6ª edição do Afoxé, foram os ensaios realizados pela organização do evento, conforme explica Lederson Souza presidente da Acefi e organizador do evento.

“Os ensaios foram uma experiência nossa e foi um sucesso. A gente está vendo a necessidade da realização de eventos culturais e o Afoxé tem se destacado entre eles, graças a Deus, com boa perspectiva, com boa repercussão, por mais que envolva alguns cunhos religiosos, mas como ele resgata a história escravocrata de Paranaguá, estando ligado à cultura, à parte cívica, onde as pessoas podem assistir, podem participar das aulas, podem fazer parte do cortejo, acredito que atingimos os nossos objetivos. Então, os ensaios foram praticamente para a gente testar essa receptividade fora do evento, e tivemos uma recepção muito boa, com uma boa participação de pessoas foi um sucesso”, avalia Lederson.

Afoxé

Questionado sobre o significado do Afoxé, Lederson, explica que é uma tradição no país há quase duzentos anos. “Essa é a parte boa, o Afoxé tem na Bahia, pelo menos há quase duzentos anos, e também em outros estados como Ceará, Sergipe e Fortaleza. Normalmente se comemora no Carnaval e dia 2 de fevereiro, que a maioria dos blocos ou a maioria dos Afoxés sai, na Bahia são mais de 20 Afoxés.  Em Paranaguá nasceu o primeiro há 6 anos, e a baía de Paranaguá tem tudo a ver com o Afoxé, então Afoxé quer dizer força da voz, força de comando, força na rua, e Axé vem da fé, vamos falar assim, em uma das traduções. Em suma, Afoxé quer dizer orixá na rua, ou seja, a ancestralidade na rua, os elementos que acontecem dentro dos barracões e de terreiros na rua. Essa é uma parte muito interessante, porque ele nasce de estivadores, pois foram eles que trouxeram para o Brasil o primeiro afoxé, afrodescendentes também de escravos africanos que trouxeram o primeiro afoxé”, explica.

O cortejo do Afoxé sairá às 17h da Igreja São Benedito e seguirá pelas ruas do centro histórico de Paranaguá até chegar ao trapiche da Beira Mar, onde será feita a entrega das oferendas a Iemanjá.

O evento é aberto ao público e convida a todos para participar dessa festa de fé, cultura e alegria. Neste ano, o Afoxé contará com a participação especial do grupo de Maracatu de Matinhos, que trará o ritmo afro-brasileiro originário de Pernambuco. Além disso, o evento terá a presença da campeã do Festival de Curimba, uma competição que premia os melhores cantos e canções dos povos de terreiro. A campeã fará uma homenagem a Iemanjá, cantando louvores à mãe das águas.

Convite

O presidente da Acefi aproveita a oportunidade para reiterar o convite a toda a população parnanguara e do litoral. “O Afoxé é um ato cívico-cultural inter-religioso, ou seja, tem a parte religiosa, tem a parte cultural e tem a parte cívica, onde qualquer pessoa pode participar, pode assistir, pode acompanhar de perto, de longe, registrar, fazer fotos, falar sobre o evento. Para nós é um prazer convidar a comunidade de Paranaguá, a família religiosa dos povos de Axé, dos povos de Terreiros, temos tantos nomes, Ilê, Terreiro, Barracão, e também os devotos de Iemanjá, enfim, todos estão convidados a participar desse ato no dia 3 de fevereiro, às 16h será a nossa concentração e a nossa saída dessa procissão acontece às 17h, saindo da igreja São Benedito”, convida Lederson.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress