conecte-se conosco

Eventos

Paranaguá realizará a 6.ª edição do Afoxé Filhos de Iemanjá

O evento acontecerá no dia 3 de fevereiro, um sábado antes do Carnaval, e tem início às 16h, na Igreja São Benedito

Publicado

em

Fotos: Arquivo Acefi

O 6.º Afoxé Filhos de Iemanjá de Paranaguá é um evento que celebra a cultura e a religiosidade afro-brasileira, resgatando a memória dos ancestrais que sofreram com a escravidão na cidade. O Afoxé é uma manifestação que envolve música, dança, canto e rituais, expressando a fé e a devoção aos orixás, em especial a Iemanjá, a rainha do mar.

O evento acontecerá no dia 3 de fevereiro, um sábado antes do Carnaval, e tem início às 16h, na Igreja São Benedito, um dos símbolos da resistência negra em Paranaguá.

Segundo Lederson Souza, presidente da Acefi e organizador do evento, a expectativa é que cerca de 800 pessoas participem do Afoxé, que tem como objetivo valorizar a diversidade cultural e religiosa da cidade, além de promover o respeito e a tolerância entre as diferentes tradições. “Queria primeiro agradecer a oportunidade de mais uma vez aqui na Folha do Litoral News, sempre uma parceira de todos os nossos eventos. Esta é a sexta edição do Afoxé, que nós estamos trazendo, e hoje nós conseguimos outras parcerias também temos a novidade que é o pessoal do Maracatu, da cidade de Matinhos, que vai fazer participação especial, temos a campeã do Festival de Curimba, que é um campeonato que existe entre os povos de terreiros, que é quem apresenta o melhor canto, a melhor canção, e com a devida pontuação, nós também teremos a presença da campeã onde fará uma homenagem também a nossa mãe Iemanjá. Então, seguindo todos os nossos preceitos cortejos, iniciamos nossa caminhada ali da Igreja São Benedito, a nossa saída como sempre, todos os anos, às 17h, fazemos os percursos pelas nossas alamedas e ruas da nossa cidade, passando pelo centro histórico, pelos casarões, a igreja de São Benedito, a Igreja Matriz, largo Monsenhor Celso, o Instituto Histórico que possui o pelourinho original, que é um dos 18 ainda em pé no Brasil, depois vamos até a Praça do Pelourinho, que tem um segundo pelourinho, e ali nós fazemos orações dentro dos nossos ritos, do nosso processo de povos de terreiros, pedimos “Ago” pela situação que passamos na época, ou seja, um pedido de perdão, e dali descemos até a estátua de Iemanjá, onde termina o percurso e onde a gente fala que fazemos um grande “Ererê”, que é uma festividade entre todos os povos e terreiros”, explica Lederson.

O Afoxé é uma forma de expressar a identidade e a ancestralidade negra, que contribuiu para a formação da sociedade brasileira. É também uma forma de resistir ao racismo e à discriminação que ainda persistem no país. O Afoxé é um convite à celebração da vida, da fé e da cultura afro-brasileira.

“Hoje o evento é fundamentado pela Lei 0642 de 2023, inclusive o dia que foi promulgada, dia 2 de fevereiro, é o dia de nossa mãe Iemanjá. Uma das características que é uma bênção para nós, o dia do Orixá, é o dia que sai a lei do Afoxé de Paranaguá. Então o evento está fundamentado nessa Lei, e hoje para receber o apoio da prefeitura, e faz parte do calendário de festas do município”, explica o presidente da Acefi, que aproveita para fazer um convite especial a toda a população parnanguara e do litoral. “O Afoxé é um ato cívico-cultural inter-religioso, ou seja, tem a parte religiosa, tem a parte cultural e tem a parte cívica, onde qualquer pessoa pode participar, pode assistir, pode acompanhar de perto, de longe, registrar, fazer fotos, falar sobre o evento, fazer entrevistas com as pessoas no local, fazer filmagens, não tem problema algum. É um prazer convidar a comunidade de Paranaguá, a família religiosa dos povos de Axé, dos povos de Terreiros, temos tantos nomes, Ilê, Terreiro, Barracão, e também os devotos de Iemanjá, inclusive conheço muitos que não são adeptos à religião, mas são devotos porque acreditam, creem, enfim, todos estão convidados a participar desse ato no dia 3 de fevereiro, às 16h será a nossa concentração e a nossa saída dessa procissão acontece às 17h, saindo da igreja São Benedito”, convida.

Novidade

O presidente informa que neste ano a novidade são os ensaios. “Estamos convidando a todos da cidade, todos que gostam, todos os ogãs, todos os curimbas dos terreiros, as escolas de samba, sintam-se convidados para os ensaios do Afoxé. Como ele envolve musicalidade, é uma coisa assim muito ancestral, na pessoa do Fernando Lobo, que é o nosso maestro, então ele faz toda a composição da execução da parte musical do Afoxé. Então, a partir deste ano vamos fazer um ensaio público, e durante todos os próximos anos também, na medida que ele vá ganhando corpo, vá ganhando proporções maiores, a gente vai procurar um segundo espaço. Mas a princípio, nós vamos iniciar o ensaio do Afoxé no Largo de Itiberê, próximo ao ponto de embarque e da própria estátua de Iemanjá, no próximo domingo, 14, às 20h, todos também estão convidados”, finaliza Lederson.

O 6.º Afoxé é uma iniciativa da Associação Cristã de Estudos da Fraternidade e Irmanada (Acefi), em parceria com a SECULTUR, Prefeitura de Paranaguá e o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá), dentre outros parceiros.

Em alta

plugins premium WordPress