conecte-se conosco

Esportes

Luciana da Rocha é convocada para a Seleção Brasileira de Ultramaratona

Atleta parnanguara irá disputar Mundial em Berlim, na Alemanha

Publicado

em

Foto: Divulgação

No dia 8 de julho, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) convocou oficialmente a ultramaratonista paranaense Luciana Beatriz Freitas da Rocha, nascida em Curitiba e criada em Paranaguá, para a Seleção Brasileira de Ultramaratona. A atleta irá disputar a 31.ª edição do  IAU 100km World Championships, que será realizado no período de 23 a 30 de agosto de 2022, em Berlim, na Alemanha. Com diversas conquistas em provas no Paraná e em outros estados, Luciana destaca a rotina árdua de atleta e o preparo para a disputa do Mundial.

“A corrida é um estilo de vida saudável e que pode ser praticado por qualquer pessoa. Ao iniciar minha trajetória na corrida, não imaginava chegar a ser convocada para a Seleção Brasileira. É evidente que isso não aconteceu da noite para o dia ou, no dizer popular, não caiu do céu”, ressalta Luciana. De acordo com ela, a disputa de provas e o intenso treinamento fazem parte de sua rotina há anos. “Quando comecei a participar das ultramaratonas, nasceu o desejo de estar numa equipe de elite: a Seleção. Após participar de várias provas para atingir o índice exigido para ser convocada, brotou a ansiedade pela classificação”, completa.

Em março, a atleta parnanguara atingiu o índice que a credenciava para a Seleção Brasileira, sendo que, desde então, ela viveu a ansiedade para a disputa do torneio na Alemanha. “Quando enfim recebi a carta de convocação, uma alegria incomensurável encheu meu coração por ter atingido essa meta no esporte que eu tanto amo praticar”, detalha.

Empenho e foco

Luciana afirma que a vida de atleta não é fácil, mas que sempre teve foco e sonhou com estar na Seleção Brasileira e disputar torneios a nível mundial. “Representar minha cidade, meu estado e meu país vestindo o uniforme da Seleção, em uma  prova em nível internacional, é uma grande realização para mim. O Mundial na Alemanha torna-se a grande conquista como atleta amadora que chegou a uma vaga na Seleção totalmente sem patrocínio, apenas com meus recursos próprios. Estou na expectativa de ser bem sucedida nesta prova, embora tenha consciência de que os obstáculos serão muitos. Tudo é muito diferente do que já vivi em outras provas, um mundo ainda desconhecido para mim, pois realizo minha primeira grande aventura fora do meu país”, acrescenta. 

“É uma preparação constante, diária em que se busca bater os próprios tempos. As três grandes etapas para atingir os índices de classificação foram decisivas em Caieiras e Indaiatuba, além de vencer etapas como Morretes/Guaraqueçaba. O apoio incondicional de minha família desde o meu início neste esporte, o incentivo de meu querido e saudoso pai, a paciência e carinho de minha mãe, a disciplina nos treinos impetrada pelo meu treinador Felipe e a tolerância de meu namorado Alison, certamente constituíram-se na grande força propulsora para o meu sucesso: estar na Seleção Brasileira”, relata a esportista. 

Preparo para o Mundial e patrocinadores

Torneio mundial será disputado entre 23 a 30 de agosto  (Foto: Divulgação)

O preparo para o Mundial já está acontecendo, segundo Luciana, por meio de treinos diários em distâncias equilibradas. “Nos finais de semana, faço os chamados longões, distâncias de 40 a 50 quilômetros, são maratonas, nas quais procuro atingir um tempo relativamente bom. Sigo semanalmente uma planilha de treino estipulada por meu treinador. Eu não tenho patrocinador. Devemos sempre acreditar na nossa força e, superar os nossos limites na corrida, é desafiador e nos motiva buscar cada vez mais novos horizontes”, afirma. 

“Muito me orgulharia ter patrocinadores de minha cidade que acreditam na nossa conquista. Para isso, podem contatar em meu telefone (41) 99889-3083, bem como pelas minhas redes sociais no Instagram  @lu_runner e pelo meu Facebook no link https://www.facebook.com/lu.beatriz.773 . A quem se dispuser a me ajudar deixo aqui a minha gratidão desde já”, ressalta Luciana. 

Apoio dos parnanguaras

A ultramaratonista reforça a função do esporte em prol da educação, bem como incentivando e trazendo valores positivos. “O universo do ultramaratonista é magnífico, é um esporte individual mais coletivo que existe, onde os atletas dividem a competitividade com o companheirismo e a solidariedade. Vamos continuar a sonhar com algo novo para que possamos transformar a nossa realidade. Nossos sonhos nos permitem voar. Divido com todos os parnanguaras o meu sonho, pois correr é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa. Busquem essa paixão, é impossível viver sem a corrida”, finaliza.

Em alta

plugins premium WordPress