conecte-se conosco

Eleições 2020

Paranaguá recebeu mais de 900 inscrições para mesário voluntário

No dia 15 de novembro, a eleição terá início às 7h e será encerrada às 17h (Foto: Divulgação TRE-PR)

Publicado

em

A convocação dos mesários que vão atuar nas Eleições Municipais de 2020 já começou. Neste ano, a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve grande adesão dos eleitores em várias regiões do País. Em Paranaguá, 974 eleitores se inscreveram para atuar no pleito que será realizado no dia 15 de novembro.

Serão designados quatro mesários por seção. Apenas cinco cidades do Paraná possuem mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Os mesários, nesse caso, também deverão atuar no segundo dia de votação.

“Nós já registramos 974 inscrições em Paranaguá diretamente pelo site do TRE-PR. Para se ter uma ideia da diferença e da adesão dos mesários, nas eleições de 2018, nós tivemos o registro de 426 convocações. Esse aumento na procura pelo serviço voluntário da Justiça Eleitoral se deve ao momento em que o País se encontra, com relação à pandemia, a campanha maciça encabeçada pelo TSE e, principalmente, com os veículos de comunicação”, destacou o chefe do Cartório Eleitoral em Paranaguá, Sérgio Kawka, sobre o aumento observado neste ano.

O mesário convocado deve, obrigatoriamente, realizar o treinamento que, ao contrário das eleições anteriores, acontece a distância (Foto: Arquivo)


Convocação e treinamento

A escolha dos mesários se dará por critério de segurança devido à pandemia.

“Para a convocação, damos prioridade aos jovens por uma questão de segurança. Eleitores idosos, mesmo já sendo voluntários, a orientação neste ano é para que não sejam convocados para atuarem como mesários. Isso para garantir a saúde e a segurança de todos, pois fazem parte do grupo de risco”, evidenciou Kawka.

Neste ano, todas as cartas de convocação para atuação dos mesários são encaminhadas pelo aplicativo de mensagem WhatsApp. “Por isso, é importante que o mesário voluntário, ao se inscrever no site, forneça o número de celular atualizado, ativo e que tenha WhatsApp instalado para poder receber a carta de convocação. O informativo relacionado ao auxílio alimentação e demais informações sobre a sua função de mesário”, disse o chefe de cartório.

Como em todas as eleições, os mesários passam por um treinamento, pelo qual recebem instruções de como agir diante das situações que podem surgir nas seções eleitorais.

“O treinamento de todos os mesários será na modalidade EaD. Temos 10 turmas que receberão o treinamento a distância pelo TSE e várias turmas que serão treinadas pelo aplicativo Mesários 2020. O aplicativo já pode ser baixado e trata-se de um curso completo que pode ser realizado pelo celular por qualquer eleitor”, afirmou Kawka.

O mesário que for convocado deve, obrigatoriamente, realizar o treinamento. “Através dele que o mesário recebe o seu certificado de conclusão e tem os seus direitos garantidos por lei: dois dias de folga no trabalho, horas extras curriculares para faculdades, entre outros. No aplicativo, os mesários voluntários convocados deverão de cadastrar para poder gerar esse certificado. O controle de frequência dos mesários será realizado no dia das eleições pela urna eletrônica”, explicou Kawka. “O mesário é fundamental para o sucesso da eleição. Sem eles, não há o estado democrático de direito efetivado no País”, completou o chefe de cartório.

Em alta

plugins premium WordPress