Eleições 2020

Justiça Eleitoral destaca procedimentos importantes para a votação

Sergio Kawka, chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, destaca que, este ano, por conta da pandemia da Covid-19, é preciso respeitar protocolos adotados pela Justiça Eleitoral

Justiça Eleitoral destaca procedimentos importantes para a votação

Justiça Eleitoral destaca procedimentos importantes para a votação

No domingo, 15, 101.483 eleitores estão aptos a ir às urnas em Paranaguá. Nestas eleições, a 5.ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, responsável pela eleição na cidade de Paranaguá contará com 304 seções, distribuídas em 44 colégios eleitorais, em que 1.052 mesários estarão fazendo a recepção dos eleitores e, consequentemente, dos votos.

O chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sergio Paulo Kawka, destaca que este ano, por conta da pandemia da Covid-19, será preciso respeitar alguns protocolos adotados pela Justiça Eleitoral. “Estamos superando vários obstáculos, o principal e o maior deles para a Justiça Eleitoral está sendo, com certeza, a pandemia da Covid-19, e o medo e o receio do eleitor de votar. Nós fazemos questão de ressaltar a todos os eleitores de Paranaguá e, principalmente, aos nossos colaboradores e mesários que irão trabalhar nestas eleições, que compareçam aos trabalhos eleitorais e aos seus locais de votação. Estaremos disponibilizando todos os equipamentos de segurança, máscaras face shield e álcool em gel em todas as seções eleitorais”, enfatiza Kawka.

Máscaras

Ele também lembra aos eleitores que, no dia da eleição, compareçam utilizando máscara de proteção facial e que levem uma caneta para assinar o livro de presença, também como forma de prevenção à Covid-19. “Aos eleitores em específico, solicitamos que utilizem a máscara de proteção e levem a caneta para fazer a sua própria assinatura no caderno de votação, assim evitarão qualquer contato. Também que não se esqueçam de consultar o seu local de votação e seção previamente, para evitar aborrecimentos e contratempos. Que utilize e leve consigo o aplicativo e-Título instalado em seu celular ou um documento oficial com foto, para que o mesário possa identificá-lo corretamente. Serão seguidos para estas eleições vários procedimentos de segurança, e que já foram encaminhados aos mesários, através dos treinamentos e também está sendo encaminhado a todos os profissionais responsáveis por abrir e montar as seções eleitorais na véspera das eleições e, principalmente, no domingo para receber aos mesários e eleitores”, explica Kawka, destacando que o horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. “Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. É importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos”, completa.

Horário

Outro procedimento importante destacado pelo chefe de Cartório é a mudança do horário da eleição e, consequentemente, a chegada antecipada dos mesários aos locais de votação. “Aos mesários que foram convocados para estas eleições fiquem atentos, pois houve mudança de horário da eleição. A eleição não começa mais às 7 horas para os mesários. Este ano, eles estarão começando às 6 horas, para tudo estar pronto para a abertura da seção, que será às 7h. Também é muito importante que os mesários baixem o aplicativo Carteira Digital BB do Banco do Brasil para que possam fazer o seu cadastro no aplicativo e receber o auxílio alimentação no dia 15 de novembro”, reitera Kawka.

Leia também: MPE dá parecer favorável ao registro de candidatura de Marcelo Roque

Você também poderá gostar

Justiça Eleitoral destaca procedimentos importantes para a votação

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.