Connect with us

Eleições 2020

Justiça Eleitoral define plano de mídia e divisão do horário eleitoral gratuito em Paranaguá

“A Justiça Eleitoral está preocupada com a questão da Covid-19, aqui disponibilizamos álcool em gel, exigimos máscaras de todos e distanciamento social”, afirma o juiz eleitoral, Guilherme Nieto

Publicado

em

Justiça Eleitoral define plano de mídia

Saiba o tempo de propaganda em TV e rádio de cada um dos candidatos a prefeito

Na tarde de terça-feira, 29, aconteceu no Fórum Eleitoral de Paranaguá uma reunião com representantes de partidos políticos e de emissoras de rádio e televisão de Paranaguá para discutir o plano de mídia e divisão do horário eleitoral para as eleições municipais de 2020. O juiz eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto, definiu em sorteio junto aos representantes dos 10 candidatos a prefeito e de suas coligações majoritárias e proporcionais, a ordem de apresentação das propagandas eleitorais de cada sigla, seguindo ao que determina a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) N.º 23.610/2019.

De acordo com reunião realizada com veículos de imprensa, cinco rádios e uma emissora de televisão irão divulgar a propaganda eleitoral em Paranaguá, bem como inserções dos candidatos a prefeito e vereador durante a programação, conforme confirma o juíz eleitoral. O horário eleitoral gratuito será iniciado no dia 9 de outubro e irá até o dia 12 de novembro, sendo apresentado de segunda-feira a sábado, em dois horários: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já a propaganda eleitoral na imprensa escrita, TV, rádio, Internet e vias públicas, por meio de inserções e anúncios, está liberada desde domingo, 27.

Segundo o juiz Guilherme Nieto, após realização do sorteio junto aos representantes dos partidos, a ordem de apresentação dos programas, bem como outras informações técnicas, foram cadastradas no sistema eleitoral do TSE. “Esse sistema estabelece o plano de mídia, que define o horário que cada um dos partidos possui do horário eleitoral gratuito para as rádios e TV”, acrescenta. “Definimos as regras específicas, como os partidos devem entregar as mídias, em qual formato e horário, quem irá entregar e quem vai receber, deixando claras as informações aos partidos”, acrescenta.

Pandemia

Propaganda eleitoral gratuita será iniciada em 9 de outubro

“A Justiça Eleitoral está preocupada com a questão da Covid-19, aqui disponibilizamos álcool em gel, exigimos máscaras de todos e distanciamento social. Isso acontecerá também no dia da eleição, quando respeitaremos um protocolo para evitar a disseminação do vírus”, acrescenta o magistrado. De acordo com o juiz, a maior parte dos partidos enviou representantes, entretanto a presença não era obrigatória. “Tivemos boa parte dos partidos aqui, o pessoal da imprensa, e a ideia é realizar este encontro junto ao Judiciário”, detalha. 

O juiz reforçou que, devido à pandemia, a importância do horário eleitoral gratuita se intensifica, visto que candidatos terão que prezar pelo distanciamento social e uso das redes e mídias para passar suas propostas. “Se houver reuniões presenciais terão que respeitar todas as normas sanitárias, uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, pois, se houver descumprimento, isso pode implicar responsabilidade aos partidos e candidatos”, informa.

“A propaganda eleitoral na Internet, televisão e rádio terá um papel muito mais relevante que nos outros anos, visto que não teremos tantos comícios ou talvez nenhum, assim, a divulgação das propostas dos candidatos será pelas mídias, visto que grande parte das pessoas estará em casa”, afirma Nieto, ressaltando que neste ano a audiência da propaganda eleitoral deverá ser maior que em outros pleitos. 

Representando o Ministério Público do Paraná (MPPR), o promotor eleitoral, Diogo de Assis Russo, esteve na reunião.

Tempos de propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito: 

Adriano Ramos – 50 segundos (Coligação NOVA PARANAGUÁ – Republicanos, DC, PTC e Avante)

Alceu Maron – 1 minuto e 11 segundos (Coligação Paranaguá de Todos – MDB, Solidariedade e PROS)

Aramis Soares do Nascimento Junior (Pichaco) – 40 segundos (DEM)

Baka Filho – 1 minuto e 43 segundos (Coligação Trabalho e Liberdade Construindo uma Paranaguá para frente e melhor – PDT e PT)

Dr. Manoel Barbosa – 17 segundos (PC do B)

Emmanuel Lobo – 6 segundos (PCO)

Fabiano Vicente Elias – 15 segundos (Cidadania)

Julinho Lima – 16 segundos (Patriota)

Marcelo Roque – 4 minutos e 27 segundos (Coligação PRA FAZER MUITO MAIS – Podemos, Progressistas, PSL, PL, PSB, PSDB, PSD)

Marco Sukita – 10 segundos (PV)

Reunião com os dirigentes partidários aconteceu no Fórum Eleitoral de Paranaguá