Na noite de quarta-feira, 11, o Juiz Eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto, e o chefe do Cartório Eleitoral no município, Sérgio Paulo Kawka, realizaram a cerimônia de conferência de dados e certificados digitais das urnas eletrônicas a serem utilizadas nas eleições municipais de 2020. O evento aconteceu no Fórum Eleitoral de Paranaguá e foi acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por representantes dos partidos políticos dos 10 candidatos à prefeitura.
De acordo com o Juiz Eleitoral, todo este processo de conferência das urnas já começou na semana passada. “Nós começamos essa cerimônia que a gente chama de carga e lacração, baixando as mídias dos computadores para os arquivos digitais para a gente poder inserir em cada uma das urnas eletrônicas, basicamente é o que a gente chama de dar carga às urnas”, explicou.
Após a conferência dos dados e certificados digitais das urnas eletrônicas, o próximo passo foi a lacração dos equipamentos. “Nós colocamos os lacres em todas as urnas para comprovar que ninguém poderá violá-las. Fizemos isso nas mais de 300 urnas que temos aqui no Fórum Eleitoral de Paranaguá”, afirmou Dr. Guilherme Moraes Nieto.
Durante a cerimônia, foi realizado um sorteio aleatório e uma urna foi escolhida para que fosse feita uma simulação de votação no dia 15 de novembro, desde o momento que a urna é ligada até o momento do encerramento, às 17h, com a impressão do resultado.
Em Paranaguá, serão, ao todo, 263 urnas eletrônicas oficiais de votação e 52 urnas reservas
Preparativos
O Juiz Eleitoral de Paranaguá, Dr. Guilherme Moraes Nieto, afirmou que está tudo ocorrendo de maneira correta para o dia da votação que vai eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “Felizmente está tudo certo, algumas urnas vimos que estavam com defeitos e já foram arrumadas e estão 100% prontas. Estamos com muito material a ser distribuído no dia para questões de segurança, como álcool em gel, face shield, fitas para marcação no chão, máscaras, tudo isso a Justiça Eleitoral está disponibilizando para os mesários”, destacou.
Em Paranaguá serão ao todo 263 urnas eletrônicas oficiais de votação e 52 urnas reservas que estarão no Fórum Eleitoral.