Connect with us

Eleições 2020

Justiça Eleitoral inicia envio das urnas para os locais de votação em Paranaguá

As urnas começaram a ser transportadas para as seções eleitorais na manhã de quinta-feira, 12

Publicado

em

urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral através da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá iniciou o trabalho de distribuição das urnas eletrônicas e cabines de votação para as Eleições 2020.

Estão sendo transportadas 264 urnas eletrônicas que atenderão os 44 locais de votação existentes no município. Soma-se a este total, 52 urnas de contingência, ou seja, utilizadas para substituir, em caso de necessidade, aquelas que apresentarem defeitos durante a votação.

A retirada das urnas eletrônicas do Fórum Eleitoral de Paranaguá está acontecendo desde a manhã de quinta-feira, 12, e deve seguir até a tarde de sexta-feira, 13, com o transporte para as ilhas do Mel (Nova Brasília e Encantadas), de São Miguel e Amparo. Elas estão sendo transportadas por veículos, por meio de uma empresa de transporte contratada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Vale destacar que antes de iniciar o roteiro, o veículo é identificado com tarja contendo a expressão “A Serviço da Justiça Eleitoral”.

O Chefe de Cartório da 5.ª ZE, Sergio Paulo Kawka, explica que a distribuição das urnas eletrônicas será finalizada em dois dias. “Estamos dando início à distribuição de todas as urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição. Esta distribuição vai ser dividida em dois dias, utilizando dois períodos, manhã e tarde, sendo que as escolas já estão preparadas para recebê-las”, informa Kawka, destacando que no sábado, 14, será realizada a vistoria de véspera. “Na véspera da eleição, o nosso técnico irá visitar todos os locais votação e fazer o último teste nas urnas eletrônicas, ou seja, elas serão ligadas, havendo a conferência de data e ano, o horário, o número da seção e número da zona eleitoral, checando todas essas informações, para que no domingo, 15, dia da eleição, esteja tudo pronto e apto para os mesários ligarem os equipamentos às 6h, imprimir a zerésima (documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação, que indica que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa) até às 7h da manhã, quando será iniciada a votação, que se estende até às 17h”, completa. 

O controle da quantidade de saída e entrega das urnas e das datas da movimentação dos equipamentos, até o recebimento nas Zonas Eleitorais é, rigorosamente, monitorado pelos servidores da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá.

A operação de retorno das urnas eletrônicas será oposta à entrega, ou seja, corresponderá à retirada das urnas no local de votação, logo após o encerramento da eleição, sendo transportada e devolvida ao fórum eleitoral de Paranaguá. O recolhimento terá início a partir das 18h e deve estar encerrado às 21h.

Leia também: Fórum Eleitoral realiza cerimônia de conferência das urnas eletrônicas