Connect with us

Eleições 2020

Confira as propostas dos candidatos a vice-prefeito para a área da saúde em Paranaguá

A saúde é uma das áreas que mais impactam a qualidade de vida da população

Publicado

em

A saúde é uma das áreas que mais impactam a qualidade de vida da população. Ainda mais neste ano em que a sociedade foi surpreendida pela pandemia da Covid-19, o que exigiu dos gestores um enfrentamento à doença. O atendimento público em saúde oferecido pelo poder municipal foi o tema abordado pelos candidatos a vice-prefeito em Paranaguá na série de entrevistas da Folha do Litoral News.

Este é o quinto e penúltimo assunto no qual os postulantes puderam dissertar sobre as ideias que constam no seu plano de governo. Cada candidato teve o mesmo tempo, de até dois minutos, para cada tema apresentado. Além de veiculação no meio impresso, as entrevistas ficarão disponíveis no portal da Folha do Litoral News  no endereço www.folhadolitoral.com.br, assim como a versão em vídeo. Confira:

Ubirajara Maristany (PT) é o candidato a vice-prefeito ao lado de José Baka Filho (PDT), na coligação Trabalho e Liberdade: Construindo uma Paranaguá para frente e melhor (PDT e PT)

“A saúde é prioridade da nossa gestão, cuidar do parnanguara, da nossa sociedade, das nossas crianças, com um tratamento digno, uma saúde digna para todos eles. Faço parte de um sindicato muito importante que hoje faz uma assistência social maravilhosa. Não digo que temos que transferir isso para a sociedade, mas fazer com que os postos de saúde tenham os médicos, o profissional competente que realmente possa cuidar bem dessas pessoas. Nós queremos dar a nossa sociedade a parte da assistência social e uma qualidade de vida bem melhor do que hoje temos.”

Lucio José Teodoro (PV) concorre com o candidato a prefeito Marco Sukita

“Com relação à saúde, um dos nossos projetos é a implantação de viaturas móveis equipadas, semi-UTI, com médico, enfermeiro, motorista-socorrista, para procurar atender as necessidades dos bairros mais longínquos do centro e também junto às ilhas, levar uma vez por semana ou mais vezes médico, enfermeiro, dentista para o pessoal que mora nas ilhas próximas. Muitas vezes esse pessoal não tem condições de vir para a cidade para procurar um posto de saúde, então a nossa ideia é fazer isso, levar a nossa equipe médica aos insulanos e colônias, este é um dos nossos projetos.”

Marcio Vega, o “Marcio da Max Espetos” (Avante) concorre como vice na Coligação Nova Paranaguá (Republicanos, DC, PTC e Avante), junto ao candidato a prefeito Adriano Ramos (Republicanos)

“Com a pandemia, ficou muito evidente que muita coisa precisa ser melhorada em Paranaguá na área da saúde. Uma simples ação, que é a informatização do sistema, faz com que haja uma rapidez no atendimento. Havendo um prontuário digital, o médico fica mais seguro na hora de atender e, com isso, gera mais comodidade para quem precisa ser atendido. Muitas vezes, em casos de urgência a demora faz com que percamos segundos preciosos na vida de uma pessoa. Outra questão é a dos bairros, onde na saúde precisamos ter monitoramento em áreas de risco em Paranaguá, onde pessoas são afetadas por falta de sanidade pública. Os agentes de endemias, agentes sanitários, percorrerão cada bairro de Paranaguá, sabendo quais os problemas para que possamos, com ações efetivas na área da saúde, resolver todas essas questões.”

João Cláudio Marques (MDB) concorre pela coligação Paranaguá de Todos (MDB, PROS e Solidariedade), ao lado de Alceu Maron Filho

“Precisamos rever o sistema de saúde básica que é oferecido na cidade nos postos de saúde e também na UPA. Cremos que podemos criar uma nova UPA para dar atendimento melhor à população e atender à demanda de forma mais eficaz. Também temos que voltar a ter o centro de pequenas cirurgias que era oferecido no Hospital João Paulo II e que hoje não temos mais e também o serviço de fisioterapia. Temos que rever o conceito das nossas farmácias que, muitas vezes, vemos reclamações dos nossos munícipes, quanto à falta de remédios, temos que rever isso e dar um atendimento muito melhor a esses cidadãos.”

José Carlos Borba (PSD) concorre ao lado do atual prefeito, Marcelo Roque (Podemos), na coligação Pra Fazer Muito Mais (Podemos, Progressistas, PSL, PL, PSB, PSDB, PSD)

“Paranaguá é testemunha de que o Marcelo já criou três postos de saúde, inclusive um na Ilha dos Valadares, porque imagine você a grande importância que tem este posto na Ilha dos Valadares hoje? Porque ele evita que de uma pessoa atravessar uma balsa, de uma pessoa atravessar a ponte, evita de várias situações, então este posto de saúde eu tenho certeza que foi um grande presente que o Valadares ganhou da gestão do Marcelo. Quanto à parte de saúde do Erasto Gaertner que ele trouxe a Paranaguá, na minha opinião foi o maior investimento feito na saúde hoje, porque vocês não tem ideia do que é ir lá para o Erasto Gaertner em Curitiba em um dia de chuva, em um dia de sol, e ficar lá na frente sentado, esperando, a boa vontade dos profissionais, aquilo congestionado, não que as pessoas alí sejam humilhadas, mas sim aguardando a sua vez, é difícil sair às 4h ou 5h da manhã de uma condução daqui. Olhe que bem que o Marcelo trouxe a Paranaguá com o Erasto. Eu espero que ele vá conseguir fazer muito mais, e vou repetir para vocês, com a ajuda do Governo do Estado nós teremos chances de criar novos investimentos na área de saúde em Paranaguá. Isso é muito importante para nós. Contem comigo que eu na área comercial, aquilo que tiver que pedir e implorar, vocês vão contar com o Borba. Vou ajudar o Marcelo em tudo que eu puder na parte comercial, podem ter certeza que nós, se tivermos que ir a pé para Curitiba, atrás do Governo do Estado, contem comigo sempre que precisar”

Maike Santos (Cidadania) concorre junto com o candidato a prefeito Fabiano Elias

“A área de saúde em Paranaguá, assim como todas as outras, é de extrema importância, e a principal questão é a diminuição das filas e o melhor atendimento da nossa população. As filas podem muito bem e facilmente serem diminuídas com a disponibilidade de um aplicativo móvel. Hoje todo mundo tem um celular à mão, com a integração de sistemas informatizados de agendamento, resultados de exames, nós conseguiremos fazer e levar à população um sistema que possa permitir ao munícipe fazer o seu agendamento na especialidade que achar necessária e também, após esse agendamento, ir até o posto de saúde, fazer os seus exames, e receber os seus exames neste equipamento móvel, nesse celular. Isso dará maior agilidade, diminuirá filas, teremos uma população melhor atendida. Por meio do aplicativo será possível à população fazer uma avaliação dos atendimentos nos postos de saúde, qualificando e definindo qual é a nota dada ao atendimento realizado no dia, de 0 a 10 ou de 1 a 5, com isso nós poderemos rever os processos na área de saúde, identificar os problemas, e resolver isso com mais facilidade para a nossa população, sem necessidade de gerar falatório ou da imprensa ir até o local. Nós, do Executivo e da gestão, teremos acesso e contato direto com os munícipes para saber se realmente o cidadão foi bem atendido e está satisfeito com este atendimento.”

Esmeralda Quadros (PCdoB) concorre ao lado do candidato a prefeito Dr. Manoel Barbosa

“A gente tem visto a falta de farmácias nas unidades de saúde nos bairros de Paranaguá. Existem pouquíssimas, então a gente acha que é necessário em todos os bairros e unidades de atendimento que tenham essas farmácias. Também temos que fortalecer o programa familiar de saúde, é algo muito importante para nós.”

Roselaine Barroso Ferreira (Patriota) concorre ao lado do candidato a prefeito Julinho Lima

“Queremos construir um novo hospital no bairro Vila Guarani para que possa atender a população residente nos bairros próximos, facilitando a logística, o tempo de deslocamento, em face da quantidade que tem de moradores que, com isso, seriam beneficiados com o atendimento e a facilidade de acesso. Identificar os bairros que necessitam de unidades de pronto atendimento para melhoria da saúde. A criação de programas preventivos de saúde, junto às unidades, para garantir o bem-estar das famílias. Aquisição de novos equipamentos nos postos de saúde através de recursos federais e estaduais, além da reorganizar da infraestrutura do quadro de profissionais, equipamentos e insumos. Proporcionar cursos e treinamentos aos profissionais de saúde, para que a população tenha um ótimo atendimento. Criaremos o Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos destinado aos jovens, que infelizmente entraram nisso, oferendo um tratamento público adequado, com apoio religioso e, principalmente, inseri-los em atividades para posterior retorno à sociedade. Melhoria do atendimento no abastecimento de medicamentos em nosso município. E, por fim, reestruturar as questões dos animais de rua do município, envolvendo cuidados e higiene, através do desenvolvimento de um projeto inovador como abrigos.”

*Os candidatos Marco Antônio Hakim Filho (vice de Emmanuel Lobo) e Luciano Colodel (vice de Aramis Soares do Nascimento – Pichaco) justificaram sua ausência.