Connect with us

Eleições 2020

Candidatos a vice-prefeito discorrem sobre as propostas para a “Mobilidade Urbana” em Paranaguá

Este é o segundo tema da série de entrevistas para as Eleições Municipais 2020

Publicado

em

O segundo tema da série de entrevistas iniciada na edição de ontem, 15, pela Folha do Litoral News, é Mobilidade Urbana. Chegou a vez de os candidatos a vice-prefeito apresentarem suas propostas com relação ao assunto e abordar melhorias que possam ser implantadas na cidade.

A população sabe da importância da mobilidade no município, ainda mais quando se trata de uma cidade portuária que recebe um trânsito intenso de caminhões diariamente somado ao uso constante de bicicletas, além de outros meios de transporte utilizados pelos parnanguaras.

Todos os candidatos tiveram o mesmo tempo, dois minutos, para discorrer sobre o plano de governo na área em questão. Além de veiculação no meio impresso, as entrevistas ficarão disponíveis no portal da Folha do Litoral News no endereço www.folhadolitoral.com.br, assim como a versão em vídeo.

Confira a opinião dos candidatos a vice-prefeito em Paranaguá sobre o tema Mobilidade Urbana:

João Cláudio Marques (MDB) concorre pela coligação Paranaguá de Todos (MDB, PROS e Solidariedade), ao lado de Alceu Maron Filho

“O nosso plano prevê as obras de infraestrutura nos eixos de entrada e saída da cidade, com uma nova Avenida Ayrton Senna. Nosso projeto prevê a criação de vias centrais expressas para o tráfego portuário de caminhões, que temos muito em Paranaguá, e também marginais que atendam à necessidade da população que trabalha e mora em Paranaguá. Construção de trincheiras e viadutos que cortem a Avenida Ayrton Senna quando necessário, sendo essa a principal porta de entrada e saída da cidade. Uma nova Avenida Atílio Fontana, articulada com a estrada velha de Alexandra, também totalmente reestruturada para que tenhamos esse vetor e possamos trazer novas indústrias e empresas. Temos que pensar muito na acessibilidade daquelas pessoas que têm necessidades especiais. Acreditamos que precisamos de políticas públicas inseridas nesse contexto para que todas as obras respeitem essa condição.”

Lucio José Teodoro (PV) concorre com o candidato a prefeito Marco Sukita

“Com relação à mobilidade urbana, hoje todo mundo sabe que a gente tem problemas com as ruas e avenidas da cidade. Uma das nossas ideias e projetos é a implantação de uma linha de transporte marítimo que saia da região do Labra e viria através dos barcos que temos disponíveis na cidade até a Praça do Mercado nos trapiches existentes no local. A ideia é, ao longo deste trajeto, fazer pontos de paradas para pegar e deixar os passageiros. Acreditamos que com isso irá desafogar o trânsito. Muitas pessoas que hoje utilizam o sistema de transporte de ônibus passariam a utilizar este sistema de transporte marítimo. Hoje temos várias empresas de barcos e isso também traria emprego para este pessoal da área marítima que trabalha com este tipo de embarcação.”

Ubirajara Maristany (PT) é candidato a vice-prefeito ao lado de José Baka Filho (PDT), na coligação Trabalho e Liberdade: Construindo uma Paranaguá para frente e melhor (PDT e PT)

“Eu que faço parte da área portuária realmente tenho sofrido muito com essa parte da mobilidade urbana. O acesso de caminhões na cidade também dificulta, o próprio trem também dificulta a mobilidade. Esperamos que seja feito um trabalho que dê melhores condições aos trabalhadores, principalmente referente ao acesso ao porto e a nossa cidade. Tem muitos trabalhadores que moram na Vila Guarani e geralmente deixam o seu trabalho para ir para casa almoçar e, infelizmente, encontram uma dificuldade muito grande com relação ao trem. Temos que fazer algo nesse sentido. Acho que Governo do Estado, porto e prefeitura podem realmente melhorar essas condições para os trabalhadores da nossa cidade.”

Marcio Vega, o “Marcio da Max Espetos” (Avante) concorre como vice na Coligação NOVA PARANAGUÁ (Republicanos, DC, PTC e Avante), junto ao candidato a prefeito, Adriano Ramos (Republicanos)

“Quanto à mobilidade urbana, nós já sabemos da questão da Avenida Norte-Sul, mas um fator muito importante é na questão da mobilidade dos ciclistas em Paranaguá. Sabemos que temos avenidas que não são adequadas ao ciclismo e nós vamos passar a fazer uma transformação, pois faremos bicicletários públicos para que haja segurança para o ciclista na hora de deixar a sua bicicleta, na hora de fazer a sua compra, o seu acesso, para questão das empresas. O acesso parnanguara flui através do ciclismo e hoje eu garanto que o acesso à mobilidade gira muito em torno do ciclismo. Outra questão é a do transporte público, em que precisamos de ações efetivas para que haja respeito à população referente ao transporte público. Nós não podemos ficar na mão de um monopólio e prejudicar este quesito. Outra questão é a sinalização de vias, nós precisamos adequar todas as vias com sentidos, placas, sinalização e, principalmente, com isso gerar respeito no trânsito que tanto precisamos.”

José Carlos Borba (PSD) concorre ao lado do atual prefeito, Marcelo Roque (Podemos), na coligação Pra Fazer Muito Mais (Podemos, Progressistas, PSL, PL, PSB, PSDB, PSD)

“O transporte mobiliza todo o pessoal, as pessoas que precisam chegar ao seu trabalho e isso precisa ser melhorado. Foram feitos 90 quilômetros de benefício no asfalto e, com certeza, agora com esta nova gestão e fase do Marcelo nos próximos quatro anos, podendo contar com a minha pessoa para desenvolver mais esta situação na parte do transporte coletivo e do urbanismo da cidade, o projeto é melhorar muito mais do que têm sido feito hoje, ampliar os bairros e fazer com que eles cresçam, atingindo o maior número posível de pessoas, fazendo com que o transporte coletivo chegue muito mais perto das casas. Queremos melhorar o que precisa ser feito na questão do transporte coletivo.”

Roselaine Barroso Ferreira (Patriota) concorre ao lado do candidato a prefeito Julinho Lima

“Hoje, temos a péssima estrutura dos ônibus, os nossos projetos para essa área são: investimentos em transporte público de qualidade, com a implantação em alguns trechos do ônibus BRT, que são rápidos e têm faixa exclusiva para encurtar o deslocamento dos passageiros e também a diminuição da poluição do ar. O custo desse meio de transporte, em comparação com as estradas de trens, é bem mais baixo. Redução da tarifa de ônibus, criação de ciclovias para o uso de bicicletas, incluindo estacionamento em espaços públicos para cada cidadão guardar a sua. Incentivar o uso de bicicletas para o trabalho, a qual trará mais saúde, para isso é preciso ter guardas em todos os bairros e vias bem sinalizadas e iluminadas em respeito aos pedestres e ciclistas. Prevemos também a criação de um pátio público de estacionamento para caminhoneiros estacionarem seus caminhões, oferecendo condições de vida para ter segurança, conforto e usufruam de um local adequado em sua estada em Paranaguá. Todas as ações referentes a transporte serão discutidas em audiências públicas com a presença da população.”

Maike Santos (Cidadania) concorre junto com o candidato a prefeito Fabiano Elias

“A mobilidade urbana em Paranaguá é um tema extremamente importante para que a população possa ir e vir com maior segurança dentro do nosso município. Uma das nossas principais propostas é o transporte público gratuito, que vai integrar e isentar todos os nossos munícipes em um sistema unificado e integrado entre o rodoviário e o ferroviário. Este transporte público gratuito é possível de ser implantado, já existe em várias cidades do nosso Estado e do Brasil, cidades com 60, 140 mil habitantes e em Paranaguá não será diferente. Nós temos um projeto que, inicialmente, foi levado em consideração como sendo inimaginável, mas após alguns estudos e conversas do Fabiano comigo e outras análises com outras cidades, foi verificado que isso é totalmente viável. Existe também o Instituto Brasil de Transporte que já vem fazendo este tipo de consulta desde 2019 em nível nacional para poder fazer a implantação do transporte público gratuito em todas as cidades do País e Paranaguá quer sair na frente, trazendo isso ao município, inovando nesse sentido, levando conforto, mobilidade e desafogando o nosso sistema viário de transporte, como também a implantação de um sistema ou de um setor responsável por engenharia de tráfego em Paranaguá. Isso será de extrema importância, pois aí teremos profissionais qualificados estudando toda a malha viária do município para poder integrar e entregar aos nossos munícipes um transporte público gratuito de qualidade, tanto rodoviário quanto ferroviário.”

Esmeralda Quadros (PcdoB) concorre ao lado do candidato a prefeito, Dr. Manoel Barbosa

“A gente sabe que Paranaguá tem milhares de pessoas que usam a bicicleta como transporte, então é importante haver ciclovias modernas, que são necessárias em toda a cidade. Também uma pauta nossa é tentar baixar, quem sabe, o preço das passagens de ônibus e também fiscalizar que as empresas tenham ônibus confortáveis, hoje em dia higienizados, para conforto da população.”

*Os candidatos Marco Antônio Hakim Filho (vice de Emmanuel Lobo) e Luciano Colodel (vice de Aramis Soares do Nascimento – Pichaco) justificaram sua ausência pelo não comparecimento.