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Educação

Professor se dedica a ensinar alunos autistas durante a pandemia

Aulas a distância têm contribuído com o aprendizado de três estudantes

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A pandemia trouxe desafios para a área da educação, que está com as aulas presenciais suspensas há meses. Isso fez com que professores se adaptassem ao ensino a distância, por meio das plataformas educacionais on-line. Um desses professores da Rede Estadual de Ensino tem realizado um papel transformador no aprendizado de três alunos autistas.

Jorge Luiz Paula de Lima leciona no Colégio Estadual Arthur Miranda Ramos como PAEE (Professor Apoio Educacional Especializado). Antes da pandemia, quando havia aulas presenciais, ele contou que acompanhava os alunos especiais em sala de aula, no Programa de Inclusão da SEED (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná). “O PAEE faz o apoio, é o facilitador entre aluno e professor regente, coopera junto aos alunos autistas”, explicou Lima.

A Secretaria de Educação desenvolveu uma plataforma virtual de aulas que pode ser acessada por toda a rede. “Inicialmente, no período de adaptação, adotamos encontros diários on-line, no celular via ferramenta de relacionamento (WhatsApp), e utilizando os livros didáticos e folhas impressas das atividades. Hoje acessamos no notebook a plataforma Classroom e o Meet para nos relacionar com os alunos”, relatou Lima.

Segundo o professor, os alunos autistas necessitam de um acompanhamento diário. “O retorno é constante, pois eles necessitam de uma rotina diária, acessamos juntos a plataforma, as atividades, vídeos e slides das aulas e efetuamos o atendimento especializado; fazemos o elo dos alunos e pais com os professores regentes, equipe pedagógica e direção. Hoje, dou aula para três alunos megaespeciais: Gabriela Amorim, André Luis Rosa e Samuel Xavier”, contou Lima.

Para ele, é fundamental que esses alunos não interrompam os estudos. “A rotina é muito importante para os adolescentes autistas, assim como o atendimento especializado. Se eles ficassem parados, seriam enormes os prejuízos. Acrescento o apoio fundamental dos pais e responsáveis, da direção do Colégio (Iara Siqueira), de todos os professores, pedagogos e agentes, como também o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá e da Educação Especial (Professora Adriana Haas). Sem esse ‘dream team’ nada disso funcionaria!”, afirmou o professor. “Agradeço a ajuda irrestrita de Deus, que nos capacita, a cada manhã, a manifestar o seu amor aos alunos, sem isso a educação é limitada”, complementou.

“Estou muito feliz pelas manhãs trabalhosas, mas muito recompensadoras com os encontros com esses alunos maravilhosos. São crianças megaespeciais”, relatou o professor Jorge

Pais aprovam

A mãe do aluno André Luis, Iara Siqueira, contou que no início as aulas foram complicadas, mas que ele conseguiu se adaptar. “Ele está acompanhando e realizando as atividades, gostaria de agradecer muito ao professor Jorge por todo o atendimento que tem dado ao meu filho até nos dias de hoje”, observou Iara.

Antônio e Daniela Amorim são pais da Gabriela e também têm aprovado as aulas. “Na pandemia tivemos um novo desafio, que é adaptar uma rotina de videoaulas, pois ela já estava habituada a ir para a escola, ver os amigos, além de explicar para ela que as aulas seriam ministradas on-line. Ela teve um pouco de dificuldade, mas houve uma facilidade por meio do professor Jorge que teve a ideia de fazer as aulas pelo WhatsApp e isso vem ajudando muito a assimilar o conteúdo”, relataram os pais de Gabriela.

A mãe do aluno Samuel, Tainá Xavier, também sentiu dificuldades no início e destacou que o professor Jorge tem realizado um trabalho excepcional. “Ele tem acompanhado as crianças todos os dias no ritmo deles, que é o mais importante. O foco é fazer com que eles realmente entendam o conteúdo. Independente do que vai acontecer no ano letivo, estou muito satisfeita, porque realmente tem feito a diferença”, disse Tainá.

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