conecte-se conosco

Educação

Aulas criativas rendem melhores resultados no sistema on-line

Professora do CEEBJA cria alternativas para manter estudantes conectados

Publicado

em

A professora de Língua Portuguesa Anne Kelly Souza, do CEEBJA (Educação para Jovens e Adultos), vem realizando várias atividades inovadoras para conquistar e manter os alunos conectados nas plataformas digitais. Isso porque os alunos maiores de 18 anos precisam de uma linguagem mais direcionada, com exemplos mais relacionados à vida adulta.

Diferente do ensino regular, em que os alunos fazem todas as disciplinas ao mesmo tempo, no sistema EJA os estudantes são matriculados em uma ou duas disciplina por vez. Assim que eles concluem a carga horária de uma disciplina estão habilitados a fazer outra. Aí começa o desafio de manter os estudantes conectados nas aulas on-line.

Nas turmas da professora Anne Kelly, os objetivos estão sendo superados a cada aula através de atividades como cinema, café virtual e varal de poesias on-line. Além disso, a professora ainda cria jornais e mantém a interação diariamente para que ninguém se disperse. 

“Sabemos do momento difícil que todos estão passando com a pandemia e não poderia ser diferente na área da educação. Está sendo um grande desafio para nós, educadores. Com as aulas on-line tivemos que nos reinventar. Nem todos têm facilidade com a tecnologia e ainda assim, temos feito o impossível para levar aos nossos alunos o melhor da educação. Sejam esses do regular ou da EJA”, explica.

A professora Anne Kelly ressalta, ainda, que trabalhar com os alunos da EJA é desafiador. “As dificuldades dos nossos alunos, com as aulas on-line, se deparam com suas condições enquanto adultos, com suas responsabilidades familiares, pois muitos são chefes de família, seja homem ou mulher e, nessas condições, têm que se dividir entre o estudo e a família”, ressalta.

Toda semana eles tem encontro marcado no café virtual

No total, são mais de 60% dos alunos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental participando assiduamente.  As aulas da professora buscam envolver os alunos por meio de vídeos, áudios e anúncio de aula com convite para um café on-line, na ocasião são selecionados filmes aos quais todos assistem juntos (cada um na sua casa).

Professora esclarece o que é fato e o que fake

“A expectativa de crescimento da porcentagem, tanto de acessos às aulas on-line quanto de novos matriculados, para o 2.º semestre do ano, é positiva. Muitos superaram suas dificuldades e continuam a caminhada conosco. Temos todo apoio da diretora Christiany Comunello Fontinele que não mede esforços para que os resultados sejam cada vez melhores. A educação só terá êxito quando atingirmos a todos. O que nos deixa mais próximos deles é justamente isso: as aulas on-line que acontecem por aplicativo. Até que tudo isso passe, vamos estabelecendo a comunicação dessa forma e nos esforçando para que tudo tenha um final feliz”, finaliza.

Festival de cinema tambem faz pate das aulas

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress