Connect with us

Educação

Colégio Vidal Vanhoni realiza plantão pedagógico para auxiliar a comunidade

Índice de participação dos estudantes tem sido elevado

Publicado

em

O Colégio Estadual Vidal Vanhoni, localizado no Jardim Eldorado, encerrou o primeiro semestre com saldo positivo em relação ao índice de participação dos estudantes no processe on-line de ensino. Para alcançar esse resultado, a instituição de ensino vem realizando plantão pedagógico para auxiliar a comunidade escolar.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Carla Telles, o trabalho neste sentido iniciou antes da pandemia. “Desde que assumimos a direção do Colégio Vidal, focamos no combate à evasão escolar, trabalhando de forma preventiva e colaborativa com as famílias”, ressaltou.

No início da paralisação, devido ao isolamento social, em março, ocorreu o fortalecimento do contato com os pais, através da rede social. “Diariamente, dispusemos informações, e deixamos os nossos contatos telefônicos, WhatsApp, meu e da diretora auxiliar, para que os pais e estudantes sanassem suas dúvidas. O que foi muito relevante para alcançarmos os nossos alunos”, explica.

Professores, pais e alunos participam juntos

A maior dificuldade encontrada foi a adaptação ao novo sistema de ensino remoto. As aulas começaram a ocorrer via aplicativos Aula Paraná e Classroom. “Nos disponibilizamos 24h por dia, para ajudar os nossos alunos”, reforça.

Plantão pedagógico

O colégio desde o mês de abril faz plantão pedagógico para auxiliar a comunidade escolar com as novas ferramentas de ensino/aprendizagem. Os plantões acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 8h às 11h, e tem bastante procura por parte dos pais que vão ao colégio tirar as dúvidas, para saber como funcionam os aplicativos, como mandarem atividades e também sobre o rendimento escolar.

Colégio Vidal retornou do recesso escolar mais consolidado.

“Os alunos que não têm acesso a celular nem a computador atendemos com atividades impressas. Inclusive, contamos com a boa vontade e muita disposição das famílias. Exemplo disso foi uma mãe, moradora na Colônia Maria Luiza, que vinha até o colégio pegar as atividades da filha e já levava para os outros alunos, moradores naquela localidade”, explica.

O Colégio Vidal Vanhoni retornou do recesso escolar bem mais consolidado. Todos os professores, acompanhados pelas pedagogas e direção, fizeram reuniões pelo Meet com suas turmas.

A diretora Carla Telles ressalta, ainda, que existem grupos de estudos dos professores por área de conhecimento, que se reúnem virtualmente, na hora-atividade, para planejar juntos as atividades que serão colocadas no ambiente virtual (Classroom). “Montamos as sequências didáticas tendo em vista a concretização da aprendizagem dos alunos. Em breve teremos uma palestra interdisciplinar, virtual com o professor Francisco, para trabalharmos a conscientização dos alunos e estudarmos o protocolo de volta às aulas. Tudo para deixar os conteúdos e atividades mais atrativos para o aluno. Tem sido um trabalho árduo e de muita dedicação de todos os funcionários, para atendermos toda nossa comunidade escolar”, aponta.

Professora Daniele, auxilia estudantes surdos na sala de recursos

O colégio agradece à comunidade escolar, equipe pedagógica, professores, Núcleo Regional de Paranaguá o apoio e engajamento de todos. “Se não fosse isso não teríamos alcançado o bom índice de participação dos alunos”, destacou.