Um grupo de mães de filhos com Síndrome de Down em Paranaguá realizará no domingo, 20, uma caminhada da inclusão e conscientização sobre a condição genética. Estima-se que em todo o mundo cerca de 270 mil pessoas possuem a síndrome. No Brasil, a média é de 1 caso a cada 700 nascimentos. Por isso, torna-se extremamente válido falar sobre o assunto para que a população possa estar mais esclarecida.
A caminhada faz alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, data oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. O movimento para a inclusão desse público em Paranaguá começou em 2020, quando as mães criaram um grupo e organizaram a 1.ª edição da caminhada. No entanto, devido a pandemia de Covid-19, o evento foi cancelado e será realizado somente agora com a flexibilização das medidas sanitárias.
Especialistas afirmam que, em geral, as crianças com Síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade. No entanto, essas características não são limitadoras para que alcancem o que desejam. Hoje, pessoas com Síndrome de Down podem ser inseridas no mercado de trabalho como tantas já têm feito, ampliando a representatividade desse público. Um exemplo prático é o da modelo Sofía Jirau, que ganhou a mídia no mês passado após se destacar no mercado da moda ao ser contratada por uma marca mundialmente conhecida.
A luta das mães é para que os filhos possam ocupar os lugares que quiserem na sociedade, para que a inclusão aconteça na prática, para que eles tenham a oportunidade de aprender e serem compreendidos. Que esta seja apenas a primeira caminhada pela causa e que o grupo de mães em Paranaguá aumente para ganhar ainda mais força na busca pelos direitos.