conecte-se conosco

Editorial

Reafirmação necessária: importância das duas doses da vacina e da máscara para superarmos a pandemia

Apesar de todo o avanço considerável da vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

Apesar de todo o avanço considerável da vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá e no litoral, nesta semana chegamos a níveis alarmantes que refletem que o período pandêmico não será superado do dia para a noite. Ultrapassamos mais de mil vidas perdidas para o Coronavírus no litoral desde o início da crise sanitária, em março de 2020. Somente nos últimos cinco dias, 24 pessoas perderam a batalha para a doença e morreram no Hospital Regional do Litoral (HRL). Nunca foi tão necessário compreender que o conhecimento e a ciência são caminhos obrigatórios para a superação da pandemia e por um pacto pela manutenção da vida já tão castigada pela Covid-19.

Mesmo com tudo isso, há pessoas alheias ao sofrimento, que resolveram, por ignorância ou má-fé, ignorar desde sempre as medidas preventivas com relação à pandemia, desdenhando das mortes ocasionadas pelo vírus. Quantas vezes passamos ao lado do Hospital Regional, onde famílias pedem a Deus por seus doentes ou choram os seus mortos, e mesmo assim há pessoas sem máscara ou máscara abaixada? Isso é um descaso, um desrespeito e uma demonstração clara de que a humanidade deve evoluir muito, caso queira compreender a si mesmo como uma sociedade fraterna e progressista.

Diante de todo este cenário, aqui estamos mais uma vez com a reafirmação necessária do óbvio, defendendo a vacina e a utilização da máscara, pautados não pelo “achismo”, pelas “fake news” nas redes sociais, mas sim pela ciência. Nesta edição, trazemos uma matéria sobre estudo da Fiocruz que reforça que o uso de máscara por pessoas infectadas impede com que elas transmitam a Covid-19 a outros indivíduos, comprovando o bloqueio viral por máscaras cirúrgicas e de pano. Outro conteúdo divulgado possui como fonte jornalística o Instituto Butantan, que demonstra que a aplicação das duas doses da vacina contra o Coronavírus contribui diretamente na proteção contra a variante delta que chegou ao Brasil nos últimos dias.

A ciência possui papel fundamental na evolução da sociedade. Para comprovarmos isso, basta analisarmos a erradicação de diversas doenças com vacinas e a medicina, a superação de barreiras físicas com a comunicação pela internet e redes sociais, entre tantos outros diversos avanços na humanidade. Como é possível alguém achar que o contexto científico deve ser ignorado e o negacionismo deve ser perpetuado? Fica evidente que este caminho só piorou a situação da pandemia em todo o Brasil até agora. Para combater isso, a luz do conhecimento é essencial. Seja um defensor da vacina, do uso de máscara e das medidas preventivas, pois, desta maneira, estaremos perpetuando conhecimento e salvando o maior patrimônio que possuímos: a vida.

Em alta

plugins premium WordPress