conecte-se conosco

Editorial

Programa “Ganhando o Mundo” e o incentivo a educação de jovens no Paraná

O programa “Ganhando o Mundo” do Governo do Estado do Paraná está na sua primeira edição neste ano

Publicado

em

O programa “Ganhando o Mundo” do Governo do Estado do Paraná está na sua primeira edição neste ano, com o objetivo de levar estudantes do Ensino Médio para estudar fora do País. Com cem jovens classificados, três são da região do litoral do Paraná. Um deles é João Pedro Lana Santos, aluno do Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, em Paranaguá, que contou mais sobre sua expectativa de vivenciar essa experiência que começa em fevereiro no Canadá. O intercâmbio terá duração de um semestre letivo e os estudantes retornam para cursar o segundo semestre em seus respectivos colégios.

Uma das observações do estudante em Paranaguá chamou a atenção. Ele afirma que descobriu sobre a oportunidade de estudar fora do País com o custeio do Estado, por meio do programa, através de sua professora de inglês. A docente foi sua incentivadora nesse processo de seleção, o que prova o importante papel que os professores desenvolvem na vida e no futuro profissional dos alunos. Demonstrar que acreditam no potencial de cada jovem pode levá-los a não só alcançar seus objetivos como ir além dos seus próprios sonhos. 

Vale ressaltar também outro ponto importante quanto aos resultados que esse programa pode trazer. Os estudantes, certamente, voltarão com uma bagagem de conhecimento enorme, com novas vivências, novos amigos e servirão de exemplo para outros jovens. Dessa forma, provam que é possível, mesmo para aqueles que nunca saíram do País antes, poder ter uma experiência como essa.

Apesar de ainda estar na primeira edição, o “Ganhando o Mundo” tem tudo para dar certo, haja vista o entusiasmo apresentado pelos estudantes selecionados. Fica a torcida para que a iniciativa continue nos próximos anos para que mais jovens também possam ter essa oportunidade de crescimento pessoal e profissional.